A história e dicas de looks para o streetwear feminino

Poucos movimentos tiveram tanta força e popularidade no mundo quanto o streetwear, que se manifestou de um jeito especial em cada lugar do globo, unindo jovens sobre uma estética original e criativa. E o streetwear feminino cada vez mais ganha terreno no meio, rendendo algumas das combinações mais apaixonantes e criativas.

As origens do streetwear ao redor do mundo

A “moda das ruas” aconteceu de uma maneira em cada país, e o streetwear feminino, especialmente, precisou se adaptar ainda mais dentro desse universo cheio de história e movimentos.

A cultura de rua é diferente em cada geração, e envolve especialmente a juventude urbana. Em países como a Inglaterra, o Punk foi um dos grandes gêneros “street”, que envolvia calças de fábrica, coturnos, jaquetas de couro e regatas para se utilizar sob o uniforme.

Mas o que define o que é streetwear nos dias atuais tem a ver com o fim dos anos 80 em países como os Estados Unidos, a Austrália e o Japão, países que tiveram um boom industrial.

Nos Estados Unidos, a Califórnia, com a comunidade do surf que acabou criando o skateboarding e incorporou camisas de flanela, tênis de operários de marcas lendárias como Vans e calças folgadas estabeleceram as primeiras grifes, como a lendária Stüssy.

Depois, o estilo chegou nas áreas mais urbanizadas e industriais do país, e movimentos como o skateboard e o hip hop abraçaram de vez o estilo que, dos anos 90 para cá, só cresce e se diversifica.

No Brasil, grandes centros como São Paulo, especialmente no ABC Paulista fizeram o estilo florescer até suas melhores expressões, sendo uma das regiões de onde mais surgem grifes inovadoras do gênero em todo o mundo.

As principais peças do streetwear

O streetwear sempre teve um estilo cool, despojado, despretensioso, misturando de forma muitas vezes irônica diferentes tipos de peças.

As roupas misturam o conceito de “kit de sobrevivência urbano”, com boné, chapéu de pano e jaqueta, camisetas com estampas criativas, com artes ligadas ao grafite e acessórios bem casuais.

Um dos traços mais marcantes do street são as roupas oversized, com calças bagging, camisetas de algodão largas e sneakers, os famosos tênis de basquete, que foram herdados pela cultura hip hop e skateboard.

Os moletons estilo hoodie, com capuz são outra peça de tradição no streetwear.

Antes, os tons comuns eram aqueles mais básicos: preto e branco, um pouco de vermelho e amarelo, mas atualmente, com vertentes como o hype, que tem um pé no retrô, aproveita as cores neon, como poucos estilos.

O Streetwear feminino

Um dilema para as mulheres que curtem o streetwear foi perceber que a maioria das peças, mesmo as de grife, eram desenhadas por e para homens e, por algum tempo, tiveram de se adaptar a peças longas e de pouco caimento.

Mas cada vez mais a moda feminina tem chegado até essa vertente urbana, e traz mais liberdade e destaque ao corpo feminino, misturando o melhor de cada peça.

Montando seu look de streetwear feminino

Além das calças bagging, você pode agregar calças em materiais de alfaiataria, para criar um efeito hi-lo no look. Para desenhar mais a silhueta, que tal ao invés de uma camiseta larga, escolher um top? Você pode usar uma camiseta de flanela aberta por cima.

A saia também chegou para agregar ao estilo, e a combinação de saia midi com tênis, especialmente os modelos de basquete e skate, criam um conjunto confortável e prático para o dia a dia.

Para aproveitar o oversized, que tal usar uma camiseta bem larga, com tamanho de saia, com um shortinho por baixo e um sneaker bem volumoso. Esse é um clássico. E para ficar ainda mais fresquinha e com um toque especial, escolha peças com linho na composição.

Conjuntos de jogging com listra, como os clássicos da Adidas e ASICS são peças fundamentais desse estilo, basta adicionar um boné e um tênis de skate baixo, como o modelo Vans tradicional.

Croppeds também são um show, nos mais diversos materiais: em algodão silkado, com renda sobre um top. E para dar mais destaque à parte superior, não deixe de equipar um acessório, seja chapéu de tecido, arco ou colares volumosos.

A cultura do jeans também é muito bem vinda no street style, especialmente aqueles de lavagem mais pesada. Jaquetas jeans com patches têm sempre destaque, e as calças destroyed selam looks mais agressivos e conceituais.

Acessórios são sempre bem-vindos, como os clássicos bonés de baseball, pochetes e mini bags para carregar a carteira, óculos espelhados e colares e brincos volumosos, no estilo maxi ou com metais envelhecidos.

Curtiu as ideias para criar looks despojados de street? Aqui no blog da Oh, Boy! você encontra diversas dicas de estilo para se inspirar e compartilhar, siga nosso blog e nos encontre também nas redes sociais para acompanhar mais!

Anterior

4 dicas para você customizar seus looks com muito estilo e inovação

Como usar regata feminina: guia definitivo dos melhores modelos!

Próximo

Deixe um comentário