Blusa turtleneck: maneiras diferentes de usar

Dos marinheiros do século XIX à Audrey Hepburn e Steve Jobs, muito se diz sobre as blusas turtleneck; Scott Fitzgerald, o grande literato, um dia disse que as turtlenecks são roupas para poucos. 

E você, o que acha? Já se encantou ao ver alguém com essa blusa tão charmosa e pensou que talvez não fosse para você? Nada disso! Existem muitos modelos preciosos dessas blusas para todos os tipos, e quero que você arrase com aquela que mais fique a sua cara, por isso trouxemos diversas dicas para escolher seu modelo e montar looks genuínos com ele.

Afinal, Fitzgerald, quem é que pode usar uma turtleneck?

Fitzgerald, na voz de Nick Carraway, diz que é costume tirar sarro dos homens de turtleneck, porque seu charme é para poucos: pescoços longos e delgados, ombros largos e um torso afinado.

E existem mesmo essa tendência de determinar um grupo muito específico de atributos, que acaba mantendo a turtleneck sempre à margem das trends, já perceberam?

Modelo usando uma blusa turtleneck com a mão direita em baixo do queixo

Uma parte disso é apenas mitificação, especialmente porque hoje as turtlenecks têm sido produzidas em muito mais estilos, então nós precisamos começar falando sobre os tipos mais comuns e como eles se encaixam:

Gola baixa x gola alta

A mágica da turtleneck, que podemos dizer, é qualquer blusa com a gola alongada, se concentra no efeito que esse detalhe é capaz de causar. As golas turtleneck têm alturas diferentes, algumas são só ligeiramente altas, enquanto outras chegam e até passam da altura do queixo.

Se seu pescoço é mais longo, você tem o privilégio de poder aproveitar as golas mais longas e justas, que valorizam o formato da mandíbula e a extensão dos ombros.

Se o seu pescoço é mais curto, apesar de a gola V ser sempre uma boa pedida, certamente você deve aproveitar as golas mais curtas, e inclusive dobrá-las para que fiquem ainda mais curtinhas, valorizando o torso e a linha dos ombros, então aposte nas golas mais folgadas e dobráveis.

Gola justa x folgada

Geralmente as golas justas acompanham os tecidos mais finos, como o linho, enquanto as folgadas geralmente vêm nas blusas de lã.

Como falamos acima: você pode escolher o quanto quer dar de destaque ao seu pescoço; enquanto os pescoços delgados podem se favorecer das golas mais longas e justas, pescoços curtos ficam muito bem com golas mais baixas e especialmente dobradas e mais folgadinhas.

Isso também vai depender do que você quer mostrar ou esconder do seu pescoço: os tecidos justos e mais no tom da pele vão destacar a textura de sua pele, enquanto os de lã e folgados vão adicionar mais camadas em que se observar.

Com a gola folgada, você vai gerar um pouco mais de atenção sobre o torso, enquanto com golas mais justas e tecidos rentes à pele, o foco costuma subir para a linha do rosto.

Você pode aproveitar esse efeito, por exemplo, para aumentar ou diminuir o foco sobre seu busto e os ombros, ou para realçar uma make e um conjunto de brincos.

Colares, especialmente os maxi, ficam sempre muitíssimo bem aproveitando o efeito da turtleneck. Aproveite para agregar brincos também, sejam mais metálicos, com pedraria, ou maxi coloridos, a versatilidade dessa blusa dá poder pra todo tipo de combinação de acessórios desse tipo.

Algumas combinações preciosas para turtlenecks

A gente não brincou quando falou da versatilidade dessa blusa; se você pensar no Natal mais enlatado o possível dos EUA, com estação de esqui, chalé e chocolate quente, a turtleneck não é a roupa que ao menos uma dessas pessoas vai estar vestindo?

Antes de qualquer coisa, a gola dessa blusa salva a vida durante o frio, te poupando de carregar um cachecol enorme e atrapalhado. Nos frios mais rigorosos, essa gola realmente é um diferencial, e dá um charme outono-inverno que soa tão aconchegante quanto a imagem média que temos do Natal.

Versatilidade smart casual

Casual pode ser funcional também e social! Especialmente no frio, onde acabamos nos indispondo ainda mais em ficar trocando de roupa sempre. Essa é a ideia do smart casual, ao invés de levar o casual para o social, torna o social em peças confortáveis o suficiente para servirem como casuais!

Combinam sempre com jeans

E não apenas com o jeans, mas com as sarjas e até peças de alfaiataria. Cada um de sua maneira: no jeans, um cinto pode criar um ótimo efeito de transição, com a blusa por dentro da calça, já na sarja, você pode usar a blusa solta, onde as oversized certamente vão brilhar, já com calças de alfaiataria, a combinação fica favorecida por blusas mais curtas e sobrepostas.

Sobrepunha as peças

Especialmente dentro de um estilo mais social e clássico, as turtlenecks acabam sendo mais efetivas quando sobrepostas, especialmente quando a calça e o casaco formam uma boa combinação, por exemplo.

O importante é que você deixe todas as camadas aparecendo: dê evidência à gola, puxe a manga da outra blusa por sob o casado e use a terceira peça sempre aberta.

Cubra em cima, mas deixe mais livre abaixo

Uma peça que cobre demais uma determinada parte pode acabar criando muita tensão.

Um tipo muito amado de turtlenecks são aquelas blusinhas mais justas e sem mangas, inclusive vestidos desse estilo fazem muito sucesso e remetem à um futurismo vintage, vestidos quadrados, muita coisa da moda dos anos 60.

Outra combinação recomendadíssima é saturar acima e liberar a faixa das pernas: blusas oversized e destroyed vão carregar o torso, permitindo você a fazer uma quebra bem súbita do efeito colocando uma bermuda ou shorts jeans e junto nisso uma meia longa com sneaker ou sandália de plataforma.

Looks monocromáticos

Quando empregamos os looks monocromáticos, estamos buscando um efeito homogêneo, e quanto mais extenso for a superfície das roupas, mais se consegue otimizar esse efeito, e a gola da turtle faz uma bela mágica para esse tipo de look, especialmente em looks para a noite e sociais.

E aí, viu só como a turtleneck tem, 1001 utilidades? É amiga do jeans, não precisa ser passada, super versátil, dá um efeito bem produtivo para makes e acessórios, além de ser quentinha e confortável!

Aqui no blog da Oh, Boy! você sabe que tem sempre aquele post amorzinho preparado toda semana sobre moda, e na nossa loja também tem sempre as peças mais lindas, feitas com muito carinho e irreverência para você, não deixe de conferir 😉

Anterior

Uma visita ao passado: um olhar saudoso sobre a moda dos anos 2000

Aprenda a usar o slip dress em todas as ocasiões!

Próximo

Deixe um comentário