Como estar na moda e ter um consumo consciente? Veja aqui!

A indústria da moda está em constante evolução, a cada temporada surgem novas tendências e nossa lista de “must have”  nunca para de crescer. Com uma urgência de compra cada vez maior, é necessário tomar consciência e ressignificar esse processo, e é exatamente nesse caminho que surge o conceito de consumo consciente.

A questão ambiental é um dos fatores principais no surgimento desse movimento, já que a moda é um dos setores que mais proporcionam danos a recursos naturais, mas não é só por esse fator que ela é tão importante. As compras por impulso também se tornaram uma “tendência” nos últimos anos, mas elas deve ser repensadas imediatamente. 

A gente sabe que você também ama uma blusinha nova, a sensação de se sentir linda em uma peça fresquinha é inigualável, mas ressignificar esse sentimento pode te proporcionar diversas experiências tão boas quanto. O consumo descontrolado leva a um guarda-roupas cheio de peças iguais e que, no fundo, não te representam completamente.

Pensando exatamente nessa necessidade de mudança, separamos algumas dicas essenciais para quem também quer vir para o lado consciente da força e começar uma transformação de mindset hoje mesmo. Bora conferir?

O primeiro passo para o consumo consciente na moda

Entender a importância desse movimento de revolução é muito importante, e compreender o impacto que as compras desenfreadas tem não é tão difícil assim. Pense na sua fatura do cartão, e como ela em si impacta seu orçamento mensal, agora faça o exercício de depositar a intensidade desse impacto no meio ambiente.

O primeiro passo para dar início a um consumo de moda mais consciente é conhecer todas as peças que já estão disponíveis no seu guarda-roupas, e para isso, não tem segredo, você só precisa colocar a mão na massa. Organize uma boa faxina e disponha todas as peças da maneira mais completa e visual possível.

Com essa visão geral de tudo que você tem, chegou a hora de desapegar, e para essa etapa, a regra é simples, tire do seu acervo tudo que não te representa, que não faz sentido na sua rotina ou que já não faz mais parte de quem você é. Lembre-se que esses desapegos podem ir para brechós ou doações, ofereça a suas peças a oportunidade de viver novas experiências.

Com um closet mais enxuto e minimalista, temos certeza que sua vida será muito mais prática e organizada. Agora que você deixou para trás peças que não faziam mais sentido, pode ter certeza que as combinações serão muito mais fáceis, além, é claro, do up na auto estima por estar vestindo apenas aquilo que você ama.

Como manter a consciência na hora das compras?

short floral cropped amarração amarelo

O hábito de manter um guarda-roupas prático e funcional é muito importante, mas a gente sabe que se presentear com peças especiais também. Levar a prática do consumo consciente para os momentos de compra também deve ser um foco na vida de quem busca permanecer ativo no movimento. 

Na hora da compra, lembre-se de manter viva a memória de todas as peças que você já possui, assim fica ainda mais fácil priorizar escolhas inteligentes que possam ser combinadas com o maior número de looks possíveis. Treine seu olhar para buscar peças que te representem, e que, ao mesmo tempo, componham produções criativas e usuais dentro da sua rotina. 

Outro hábito essencial para construir uma consciência dentro da moda é buscar marcas que também estejam inseridas dentro desse pensamento. Depositar seu poder de compra em marcas que conversam com o mundo o consumo consciente é o que faz com que as engrenagens do mercado possam rodar de forma inovadora.

Re_Check: peças únicas e conscientes com a Oh,Boy! 

vestido alcinha floral

Foi pensando exatamente nesse conceito que surgiu nosso desejo de também integrar o grupo de empresas que levam a preservação do meio ambiente para suas coleções. E assim nasceu a Re – check, nossa coleção cápsula com peças exclusivas que foram produzidas com a reutilização de tecidos

Por aqui você encontra vestidos, blusas, tops, saias e calças que foram pensados com uma modelagem leve e descontraída, que combinam com muitas produções e que levam, como marca registrada, o reaproveitamento de estampas e cores de diversas estações. A ideia aqui é entender que repensar as tendências também é estar na moda.

Para te inspirar a ressignificar a moda e o consumo de forma consciente, a coleção Re_check apresenta preços especiais. Aproveite essa oportunidade única de combinar estilo e consciência e conheça as peças da coleção cápsula, você não vai se arrepender! 

blusa alcinha estampa floral

Gostou das dicas? A necessidade de uma vida baseada no consumo consciente é urgente, e com essas dicas dá para perceber que essa mudança de hábitos pode até exigir um pouco mais de esforço, mas não é nada difícil e pode ser feita com tranquilidade.

Acompanhe aqui no nosso blog todas as outras dicas sobre moda, e confira no nosso site todas as novidades da Oh, Boy! 

    Anterior

    De olho nas tendências de primavera: estampa floral!

    Looks com calça branca: saiba como combinar!

    Próximo

    Deixe um comentário