Conheça o Seapunk: um estilo underground do mar

De tempos em tempos a internet aparece com um estilo novo, uma tendência, normalmente sugerida por alguma grande marca. Mas a cultura underground da rede, que tem força e criatividade sem fim, é responsável por estilos orgânicos e duradouros, cheios de subgêneros construídos com muito carinho e originalidade.O Seapunk é um dos melhores exemplos de moda orgânica, estética e música que você precisa conhecer e se inspirar!

O que é seapunk? Conheça o estilo!

Para além das redes mais populares e acessadas pela grande maioria, existem outros sites com comunidades menores, mas engajadas. O Tumblr é um dos melhores exemplos. É um ponto de encontro para quem ama imagens artísticas, animes, moda alternativa e músicas underground. E o que dá a soma de tudo isso?

O nome Seapunk já dá algumas dica do que se trata, sea = mar, punk, o gênero musical britânico de rebeldia e contestação social nascido nos anos 70 na Inglaterra. Parece uma combinação incomum, e certamente é!

Esse estilo envolve elementos de diferentes culturas: gosta das roupas punk despojadas, da paleta de cores da internet art dos computadores e sites dos anos 90, mistura um pouco das texturas da música clubber com batidas de hip hop e ama a cultura japonesa, os animes, as personagens fofas (kawaii) e os corredores da moda alternativa, como o bairro Harajuku, que nós já abordamos aqui no blog e é repleto dos estilos mais incomuns.

Somado a tudo isso, entra o principal elemento: o mar. Existem outros subgêneros que usam um pouco de cada um dos itens que falamos acima, como os movimentos indie, a base de usuários do Tumblr, a cultura otaku, mas o Seapunk se destaca por levar tudo isso para o fundo do mar.

Ele carrega inspirações de outros dois movimentos que surgiram no começo dos anos 2010’s, que são o sereismo e o vaporwave. O primeiro é apaixonado pelas referências à cultura marítima, especialmente das sereias e tritões, e o segundo é um gênero musical que remixa faixas de soul dos anos 70 com efeitos lentos e fantasmagóricos e criou toda uma estética, aliás, aesthetic, como seus fãs o chamam.

O estilo de vestir do Seapunk: inspire-se!

Junto da música, vem todo um estilo próprio de vestir, que pega um pouco de cada elemento que falamos: o punk, o hip hop, a cultura otaku e o estilo tumblr.

A comunidade Seapunk ama os tons do mar, o azul real, o verde-mar, e toda a paleta dos tons pastéis, com direito ao rosa, ao amarelo, o roxo e, claro, muito glitter, paetês e tecidos sintéticos.

Inspirados numa grande nostalgia pelos anos 80 e 90, tudo o que vem dessa época é muitíssimo bem apropriado: as jaquetas bomber, as meia-calças coloridas, os sapatos de plataforma, o vinil, as camisas de flanela, os jeans de cós alto.

E todas essas roupas são usadas de maneira irreverente e irônica, no melhor estilo trashed: rasgadas ou oversized. Além disso, as camisetas também são ótimos itens para usar estampas criativas, engraçadas e cheias de referências obscuras a animes e bandas.

O kimono, como peça étnica relacionada à cultura japonesa, também faz muito sucesso. Não é raro que eles e os casacos acabem ganhando uma série de bottoms e patches costurados.

Os homens que curtem o Seapunk gostam de se vestir com roupas no estilo hip hop e trap, com cordões, camisetas oversized e sneakers vintage bem coloridos.

Maquiagem e acessórios: o glow do seapunk!

A produção do Seapunk não deixa a desejar: os cabelos volumosos com laquê e pintados com tons púrpura, rosa e azul, que lembram um pouco o antigo estilo indie from UK são populares, nos homens os cabelos tingidos também são populares, desde os cortes militares com desenho até as madeixas compridas.

A maquiagem costuma ser carregada, cheia de glitter ou tons bronzeados, simulando a pele das sereias, os cílios carregados com cores e brilhos e com as cores mais incomuns; os lábios costumam levar tons bem vivos, com efeito vinil.

Assim como é da tradição dos estilos nativos do bairro Harajuku do Japão, o look Seapunk é lotado de acessórios: plushes, chaveiros, pulseiras coloridas de diversos materiais, pratas com temas do sereismo, óculos extravagantes, colares largos, tudo isso repleto de referências a diferentes elementos da cultura, das sereias aos anos 80 e os animes.

O Seapunk recupera muitos elementos que fizeram parte da adolescência dos anos 90 e 2000, e é cheio de nostalgia, da cultura da internet aos clubes de música eletrônica. Diversos artistas celebram o estilo, como Grimes, Billie Eilish, Azealia Banks, Blank Banshee, Saint Pepsi e muitos outros artistas do underground das plataformas de música.

Gostou de conhecer esse estilo? Aqui no blog da Oh, Boy! você descobre mais sobre moda todos os dias, é só assinar nossa newsletter para receber os melhores conteúdos com exclusividade!

Anterior

Moda oversized: como usar tamanhos maiores? Veja aqui!

8 tipos de mochilas que vão desde o versátil até o conceitual!

Próximo

Deixe um comentário