De olho nas tendências de primavera: estampa floral!

A moda costuma acontecer em ciclos, algumas tendências vão e voltam, e as estampas florais funcionam exatamente dessa forma. Apesar desse padrão rotativo, a trend sempre esteve presente nos guarda-roupas de quem busca produções joviais e românticas, mas que não deixam a feminilidade de lado, é claro.

E se engana quem se lembra das estampas apenas no verão, pois com a combinação certa de peças, ela pode ser uma queridinha das quatro estações e te acompanhar nos melhores eventos durante os 365 dias do ano. Sem restrições de corpo ou idade, ela abre espaço para que a criatividade aflora e desperta o melhor em cada mulher.

Mesmo com todo esse potencial clássico, a estampa não ficou datada, e muito menos se limitou a vestidos românticos. Se você pretende dar uma nova chance para os padrões florais nessa próxima estação, continue lendo o post e confira as dicas de como deixá-la ainda mais moderna e divertida!

Você conhece todos os tipos de estampas florais?

O floral deve exibir, por regra, um padrão que detenha um jardim de flores que combinem de forma harmônica, mas o potencial da estampa não termina por aí. Ela pode ser moderna, arrojada, e até sexy, dependendo das formas e elementos que são adicionados a essa tela. Conheça as variações tradicionais e as possibilidades mais modernas da estampa!

  • Floral Liberty

A loja inglesa, Liberty of London, apresentou ao mundo um dos padrões florais mais conhecidos e cobiçados pelas fashionistas. Ela apresenta flores super pequenininhas e muito delicadas, ideal para quem busca o romantismo clássico em suas peças.

  • Floral abstrato

Como o próprio nome já diz, a tradição passa longe dessa categoria de florais. Aqui a expressão artística ganha forma em traços livre e de espessuras irregulares e borrões que se complementam e apresentam diferentes formatos para as flores da estampa.

  • Mix de estampas

estampa floral com mix de estampas

A mistura de vários padrões é uma tendência que ganha mais força a cada dia, então porque não se jogar nos tecidos que oferecem essa possibilidade em um único lugar? Os florais podem ser combinados com estampas gráficas, motivos tropicais e até mesmo com blocos de cores chapadas.

  • Fundo escuro

estampa floral fundo escuro

Se você é do time que sempre ignorou os florais por não aprovar a quantidade de cores que compõem esse tipo de estampa, chegou a hora de dar uma chance para os florais de fundo escuro. A base harmônica funciona como um curinga dentro da tendência e facilita ainda mais as opções de combinação!

3 formas de usar estampa floral no dia a dia

Diferente do que muitas pessoas pensam, as flores não combinam só com casamentos. Apesar da sua fama, elas podem compor produções modernas, estilosas e femininas para qualquer ocasião, você só precisa encontrar o equilíbrio certo entre sua personalidade e os padrões mais harmônicos para com a situação.

1. Floral no escritório

look escritório blusa floral

Para quem tem um estilo mais social, saiba que o floral também pode combinar com a proposta de look office. Se o dress code do seu escritório permite algo mais elaborado, as blusas com tecidos leves e estampas coloridas podem ser o ponto chave da produção.

Para essa  composição, o ideal é escolher a parte de baixo a partir de um dos tons que se prioriza na estampa, escolha acessórios discretos, deixe o floral brilhar! Mas se você precisa optar por algo ainda mais discreto nas roupas, temos sempre o fundo escuro para acalmar a produção.

2. Summer party

look diurno vestido floral

Se a escolha óbvia para os eventos noturnos é o glamour e os brilhos, essa definição perde um pouco da facilidade quando o assunto são os eventos diurnos. Casamentos, aniversários, celebrações do trabalho e muito mais, para facilitar a escolha, comece entendendo o tipo de evento que você vai marcar presença.

Para as mais indecisas, o vestido floral é um curinga indispensável, pois com uma única estampa você define a paleta de cores, o mood da produção e a escolha pode facilitar até a disposição dos acessórios. Para as ousadas, as estampas abstratas, para as básicas, as de fundo escuro, e para as românticas, o liberty. Não tem erro!

3. Ousada e elegante

look elegante calça floral

O romantismo das peças florais é um fato que, para o bem, ou para o mal, é uma das características mais presentes nas peças que carrega a estampa. Apesar dessa forte predefinição, a tendência não se limita a apenas a isso, e as calças florais são um bom exemplo de como ela pode ser ousada, elegante e criativa.

Para quem escolhe a peça com modelagem de alfaiataria para arrasar, a combinação com um kimono também é válida, confira nosso post de como usar essa peça com diferentes looks. Já para quem opta por cortes amplos e soltos, vale o mix de estampas e até mesmo o conjunto.

Os florais podem até ser uma tendência cíclica, mas depois dessas dicas super práticas, temos certeza que eles vão ganhar uma cadeira cativa ai no seu guarda-roupa. Confira outros posts aqui do nosso blog e garanta os melhores looks da estação no site da Oh, boy!!

    Anterior

    Looks com kimono: dicas de como usar em qualquer situação!

    Como estar na moda e ter um consumo consciente? Veja aqui!

    Próximo

    Deixe um comentário