Estampa de poá: o clássico que ainda é tendência!

Como qualquer boa trend atemporal, as estampas de poá vivem se reinventando. Elas foram grandes tendências na década de 50, se firmaram nas passarelas e nunca mais abriram mãos dela.

Em inglês elas são chamadas de polka dots, mas, aqui no Brasil, são conhecidas pela velha expressão “roupa de bolinhas”. Todo mundo tem um vestido, blusinha, calça de bolinhas no guarda-roupas – e ainda bem!

Afinal, podemos afirmar com tranquilidade que a estampa de poá é uma das mais femininas, delicadas e marcantes da história. Deve ser por isso que entra moda, sai moda e elas sempre estão aqui. Firmes e fortes.

As maiores marcas do mundo já tiveram coleções inteiras dando destaque a essa padronagem, na maioria das vezes são linhas repletas de charme, com um toque clássico que deixa tudo mais bonito.

Moda vintage: chegou para nunca mais partir!

A história da criação da estampa poá é cheia de controvérsias e dúvidas com relação ao seu surgimento. Porém, em todas as versões possíveis nos encontramos com muita diversão, risos e revolução.

Isso é importante, pois imprime com muita veracidade tudo o que a estampa poá representa. Alguns dizem que ela surgiu no finalzinho do século dezoito, inspirada pela dança polonesa Polka, que contava com movimentos circulares.

Nessa época, a dança, descontração e as festas ditavam a vida social. Era tempo de pós-guerra, portanto, a alegria era bem-vinda até nas roupas. Entretanto, o uso da poá teria se intensificado e ganhado fama a partir de uma criação especial do produtor cinematográfico Walt Disney.

Você se lembra de uma ratinha super famosa mundialmente, que fez parte da infância de muita gente e até hoje atrai milhões e milhões de fãs diariamente? Minnie Mouse teve sua primeira aparição em 1928 e com seu vestido de poá ganhou o coração do mundo todo.

Hoje, temos sapatos, bolsas, acessórios de todos os tipos com estampa de poá. No entanto, muita gente ainda acha que elas são chamativas, marcantes e específicas demais.

Não podemos negar que peças com estampas poá realmente marcam presença em qualquer lugar. Mas, pode acreditar, elas são super versáteis! Esse é um dos motivos que tornam essa estampa vintage em algo inédito e atemporal.

Se você ainda tem dúvidas sobre como usar essa trend, olha só as dicas da Oh, Boy!:

Vestidos com estampas poá

vestido em poá

Os vestidos são excelentes opções para você que adora poá, mas curte um look mais fluído, que traz um ar de leveza à produção. Se você não tem medo de apostar nas estampas, pode se jogar nos vestidos!

Seja para ocasiões mais casuais ou para dias que exigem um pouco mais de sobriedade, eles conseguem manter a classe e deixar o visual deslumbrante. A vantagem do vestido de poá é que uma única peça já garante a presença do visual.

Mix de estampas

mix de estampas com poá

Atualmente, o poá pode ser usado com todo tipo de combinação. Por exemplo, se quiser unir uma estampa floral com uma estampa de poá, está liberado! A única coisa que o poá exige é equilíbrio entre os tons, cores e tecidos.

Por isso, se você gostar do mix entre poás, não precisa ter medo de ousar nos tamanhos das bolinhas, nas cores e na modelagem. Sinta-se livre para incorporar listras, babados, rendas e tudo o que der vontade.

As estampas mescladas, desconstruídas são ótimas opções. Principalmente se você não gosta de ideias muito tradicionais. Sim, é possível transformar seu look com poá em algo totalmente moderno e despojado.

Mais tradicional ou mais clássico?

Já vimos que as estampas de poá são ótimas alternativas para você que quer transformar um look mais despojado em um modelo mais fashionista. Porém, se você tem um estilo tradicional que não abre mão de um bom clássico, as dicas também são flexíveis.

Lembre-se que o poá nunca é 100% igual. Cada peça tem um detalhe diferente, uma cor, um tecido mais robusto ou mais leve. Dessa forma, são essas características que vão determinar se seu visual está mais moderninho ou tradicional.

As opções em P&B, por exemplo, funcionam absurdamente bem para looks chiques. Eles são a versão tradicional dessa estampa e, por isso, são fáceis de combinar outras peças consideradas mais formais.

Use e abuse dos acessórios em poá!

Como dissemos anteriormente, o poá ultrapassou o limite das roupas e hoje atua fortemente nos acessórios. Com certeza você já viu tiaras, bolsas, cintos e até objetos de decoração em poá.

A nossa melhor dica é que você não permita que nada te prenda. Use acessórios em poá sem receio. Acredite, eles são incríveis mesmo! Possuem o poder de transformar qualquer look basiquinho em algo estiloso, charmoso e contemporâneo.

Aqui na Oh, Boy! você encontra diversas peças com estampas poá para se inspirar! Que tal dar uma olhadinha em nossas opções e escolher aquelas que são mais a sua cara? Feito isso, vai ficar fácil arrasar na sua próxima produção.

E aí, gostou de saber mais sobre as estampas de poá? Então, continue acompanhando nosso blog. Toda semana estamos aqui, cheios de novidades, dicas e sugestões para você. Fique de olho para não perder nenhum post.

Nos vemos em breve!

    Anterior

    Regata choker: saiba como usar essa tendência!

    Mom jeans: Como usar esse must have vintage!

    Próximo

    Deixe um comentário