Aulão do look básico cool: fácil, confortável e interessantíssimo!

Todo mundo tem muito a dizer sobre looks básicos e, na prática, já os usamos de maneira super intuitiva – o que é mais que natural. O simples você já conhece: muito jeans, cores sóbrias, cortes clássicos, t-shirts, tênis…

A parte divertida do post de hoje é, exatamente, mostrar que roupa básica pode ser muito estilosa sem perder a praticidade, versatilidade e os toques que fazem do seu estilo uma expressão da sua personalidade. Para te ajudar a atingir esse soft spot, a gente tem algumas dicas preciosas que podem mudar sua forma de ver os lookinhos simples e rápidos do dia a dia.

Já adiantamos que muito do que vamos falar tem a ver com autoconhecimento: entender seus gostos, o que você vê como confortável, quais partes de si você mais gosta de mostrar ao mundo… Uma série de considerações que exigirão prática e bastante reflexão.

Pode parecer conversinha mole, mas pode confiar! São esses exercícios que te farão tomar o lugar de verdadeira comandante do próprio guarda-roupa. Prepare-se aí para pegar todas as dicas do nosso aulão intensivo sobre look básico!

Entenda que look básico não é tudo igual

modelo com camisa de linho branca

Começando do zero: nem todo look básico precisa ser t-shirt com jeans e tênis, mesmo que essa seja uma fórmula muito querida e que também pode assumir diferentes caras. Looks básicos podem ser tão variados quanto as pessoas que os criam.

Quando tratamos de roupa básica “pra valer”, geralmente falamos de normcore: uma tendência que nunca morre justamente por ser a configuração mais simples que as roupas podem assumir. Consiste em peças com zero detalhes ou estampas, modelagens simples, jeans tradicionais, sapatos básicos e cores sóbrias, principalmente branco e preto.

conjunto moletom saia e blusa manga longa

A cada temporada a mesma tendência assume linhas diferentes. Os looks normcore mais atuais apostam em peças oversized, com influências do guarda-roupa masculino em composições bem andróginas. Entram algumas peças resgatadas dos anos 90, como papetes, mom jeans e golas altas.

Lembra do papo do autoconhecimento? Aí vem ele: na hora de adaptar o básico para sua vida, sua missão é entender o que você vê como básico. Cada pessoa tem seu estilo pessoal e, dentro dele, há uma série de montações basiquinhas e confortáveis que são fáceis sem perder a essência da sua personalidade.

Imagine que as mais clássicas, de estilo vintage, podem criar seu básico específico que explora silhuetas diferentes e alguns acessórios que, para alguém de estilo boyish, por exemplo, seriam nada usuais. Por outro lado, as fashionistas têm um senso de “básico” bem mais amplo, podendo usar peças coloridas e modelagens diferentonas sem parecer demais. Sacou? Todo mundo tem seu básico feito sob medida!

Encontre aquele lookinho que te deixa pronta pra tudo

pantacourt-azul camisa de botões estampada

Agora que você já sabe qual é a sua concepção específica de básico, pode encontrar aquele look curinga que permanece disponível como opção confiável sempre que rolar alguma dificuldade na hora de se arrumar.

Não estou falando de um único look específico, com aquelas mesmas peças usadas sempre juntas. Você deve encontrar uma combinação de elementos que funcione sempre, e esses elementos podem variar dentro de suas “famílias”.

Um bom exemplo é a fórmula camisa de botão básica + pantacourt e um tênis gostosinho de usar. Deu pra ver que algumas categorias de peças definidas com um espaço bem confortável para optar dentro delas te oferece rapidez na hora de montar aquele look certeiro de última hora.

Esse look “curinga” quase sempre é super confortável. Contando, novamente, que o conforto é entendido de formas diferentes por cada pessoa. A maioria de nós prefere sapatos baixos, roupas que permitem o movimento, combinações pouco arriscadas, make leve ou cara lavada!

Outros – e o número desse grupo é bem maior do que você imagina – só se sentem prontos pra tudo com looks mais arrumados, com aquele ponto chave que traz confiança: um salto, uma super make, um acessório específico…

Game-changers: tenha em mãos alguns acessórios que dão aquele up

t-shirt com calça colorida e cachecol

Certo, você já montou seu look básico e confortável que dá certo sempre, mas a gente entende que existem dias em que tudo o que queremos é sair de look basiquinho com algum toque especial – aquela peça ou acessório empolgante.

Dicas legais são bolsas e cintos. Se seu guarda-roupa já é predominantemente básico, dá pra apostar em modelos mais diferentões e coloridos – se esse for o seu estilo. Óculos, colares e acessórios de cabelo também são super divertidos e fazem a diferença.

Um elemento que pode transformar tudo é a make! O mais simples dos looks pode ficar totalmente interessante com uma make impactante que não precisa ser elaborada: um bocão vermelho clássico ou um blush mais rosadinho (aquele de vibes e-girl, com carinha de quem pegou sol) são opções rápidas de fazer e dão conta do recado!

Não tenha medo dos volumes e peças coloridas

macacão com estampa floral colorida

Se vai seguir o normcore à risca, as cores para apostar são mesmo o cinza, preto, branco – no máximo o marrom e o azul do jeans. Mesmo assim, como vimos, o normcore não é sua única opção para o básico e, nesses casos, as cores são bem-vindas, sim! Especialmente se seu estilo já for mais colorido.

Uma única peça de cor marcante com aliados mais sequinhos garante um look básico que foge do tradicional. O mesmo vale para os volumes: é possível criar uma composição bem clean economizando nas cores e balanceando a silhueta.

Para concluir, nosso maior conselho é a diversão! Brinque com suas peças e se divirta, acima de tudo. Tudo bem se o seu básico não se parece com os demais: essa é a beleza da moda!

Para continuar acessando os conteúdos deliciosos Oh,Boy!, fique ligado nas atualizações do blog e siga a loja no instagram! Vamos amar te ver por lá! Dúvidas, anseios, dificuldades, sugestões? Solta o verbo nos comentários – respondemos todos.

Até a próxima, pessoal!

Anterior

Look dia a dia para o outono: várias combinações

Tipos de jaquetas femininas: 3 modelos para adotar como fashion item!

Próximo

Deixe um comentário