Looks com estilo vintage: dicas e inspirações para todas as ocasiões

O vintage, ou melhor, o estilo vintage é, basicamente, a mescla das tendências que fizeram sucesso nas décadas anteriores – especialmente entre as décadas de 20 e 90 – em peças com conceito atual, seja no corte, no caimento, na estrutura da peça e afins.

Caso esteja se perguntando: mas, então, porque pensar no passado, e não no futuro? Bom, a resposta para essa pergunta é simples: porque a moda está constantemente se reciclando e, quando alguma tendência ou estilo torna-se símbolo de uma geração, ela, sem dúvidas, é resgatada em algum momento no mundo fashion.

Além disso, inspirando-se na “moda do passado”, é possível criar inúmeros looks com informação de moda, estilo, originalidade e um toque de história, graças aos elementos que retomam momentos passados das tendências fashionistas.

Se você gosta do visual vintage, mas ainda tem dúvidas em como incorporá-lo no seu dia a dia e em looks para diversas ocasiões, preparamos um post exclusivo com as melhores dicas e inspirações para você!

Acompanhe a leitura e saiba mais sobre estampas, peças e acessórios que são a cara do vintage e como eles combinam entre si e com peças contemporâneas para formar visuais completos e estilosos!

Manual do look vintage: como acertar, sempre!

Como você já sabe, o vintage – ou antigo –, toma como inspiração a moda do século passado, especialmente no que diz respeito ao visual: estampas, cores, amarrações e muito mais características voltam com tudo, mas em peças de hoje em dia.

O mix de estampas e a paleta de cores ousada podem parecer, de início, too much para as composições contemporâneas, que dão preferência às estampas mais clean, soltas e descontraídas.

Pensando nisso, preparamos um guia prático com as melhores dicas para você arrasar no “old-fashioned way”, olha só:

Estampas que não podem faltar

Pensou em vintage? Pensou em estampa! Algumas delas são notoriamente reconhecidas pelo sucesso que fizeram no passado – e no presente –, ou seja, não poderiam faltar na nossa lista, confira:

Poá – uma visita às décadas anteriores

Sucesso nas décadas de 50 e 60, o poá, popularmente chamado de “estampa de bolinhas”, é uma das padronagens mais significativas do estilo vintage. Não por menos, ela está presente em vestidos, saias, camisetas, calças e muitas outras peças de roupa.

Trata-se de um verdadeiro modelo universal, que se adapta aos diferentes tipos de corpos, peças, caimentos e estilos, seja pela mescla com uma peça mais neutra ou em peças únicas.

Se você deseja adicionar toques de vintage ao look, o ideal é fazer a combinação com uma peça neutra: uma camisa de poá com uma calça neutra; uma calça pantacourt com uma blusa de botões branca – sempre procurando o equilíbrio entre a estampa e a segunda peça.

Em relação às cores, as clássicas são o preto e o branco, mas, hoje em dia, já estão disponíveis no mercado opções de todas as cores possíveis: amarela, vermelha, azul, lilás e muitas outras!

Caso queira uma imersão total no mundo vintage, as peças únicas são uma ótima opção, especialmente os vestidos. Eles são versáteis e esbanjam originalidade, agregando informação de moda ao look, sem dar o aspecto de “fantasia” ao visual.

Outra dica valiosa é brincar com os tamanhos dos poás: maiores, menores, cada um traz um aspecto diferenciado ao look e é uma alternativa para quem quer misturar duas peças desse modelo, mas sem ficar com um aspecto inadequado.

Listras – antigas, mas nunca saem de moda

Você sabia que as listras fazem sucesso há séculos? E com toda razão, o padrão listrado é universal, carismático, alegre e super despojado! Horizontais, verticais, diagonais… qualquer roupa listrada é um prato cheio para os amantes do vintage.

Sabe o que é melhor? Elas são tão versáteis que se dão bem com praticamente todas as peças de roupa – o que garante o sucesso do visual para todos os tipos de situações e momentos do seu dia a dia.

As listras verticais, por exemplo, trazem um ar mais glam ao visual, especialmente quando o padrão tem uma espessura mais fina, o que faz delas o tipo perfeito para montar um look formal com influência vintage.

Para o dia a dia, os shorts com listras são uma ótima opção, especialmente quando combinados a uma camiseta mais leve, de tecido fino. Para fechar o look com chave de ouro, aposte nos acessórios de época: brincos de argola, colares e pulseiras.

As listras horizontais, por sua vez, evocam a atmosfera da década de 40, dos uniformes marinheiros da época. Hoje, a estampa já não tem mais o caráter formal, mas ainda é sinônimo de estilo e originalidade.

Esse tipo de listras, mais finas ou grossas, são super comuns em peças para a parte de cima do look. Por isso, invista em combinações com camisetas, blusas, suéter, cardigãs, croppeds etc.

Aliás, uma dica de ouro para combinar ao máximo vintage e contemporâneo é um cropped de listras horizontais com uma calça mom ou jogger. Inclusive, temos um post aqui no blog com dicas essenciais para compor looks com esse modelo de calça, confira!

Vale lembrar que as listras alongam a silhueta no sentido da estampa, ou seja, verticais aumentam visualmente para cima/baixo e horizontais, para os lados. É um detalhe que faz toda diferença, dependendo da região que você deseja valorizar.

E então, preparada para arrasar no estilo vintage? Aproveite, também, para revisitar a incrível moda dos anos 2000 e toda a sua originalidade! Fique por dentro das nossas atualizações de conteúdo e assine a nossa newsletter para não perder nenhuma novidade! Até mais!

Anterior

Estampas tie dye: Como explorar as possibilidades de cores?

5 Dicas para compor looks com jaqueta jeans

Próximo

Deixe um comentário