Looks com kimono: dicas de como usar em qualquer situação!

Já faz alguns anos que eles fazem parte do streetstyle, mas muita gente ainda tem dúvidas de como usar looks com kimonos e unir os modelos contemporâneos à pegada clássica que a peça carrega.

O kimono (ou quimono)  nos permite desenvolver produções super modernas e despojadas. Mas, também, é ideal para situações formais, que exigem de nós certa sobriedade. Apesar da peça ser um traje típico japonês, as releituras não param de aparecer e a gente ama, não é mesmo?

O Kosade – como é originalmente chamado, faz parte da história e indumentária japonesa. Os primeiros exemplares da peça começaram a ser usados no período Heian, em meados de 1100, porém, ele chegou à cultura ocidental somente nos anos 1920.

À partir de então, a peça, que antes era de uso exclusivamente japonês, ganhou adeptos em toda a cultura ocidental e passou a sofrer alterações, releituras e ser vista em novas perspectivas. Vejamos então, quais são as principais diferenças entre o kimono japonês e suas versões contemporâneas.

O kimono japonês e kimono ocidental: quais as diferenças?

maxi kimono estampado

Basicamente, assim como tudo na cultura oriental, os kimonos japoneses são cheios de significados. Eles são pura poesia, representatividade e carregam respeito em cada linha costurada, em cada bordado.

Até as cores possuem significado. Para os japoneses, existem sete tipos de kimonos, cada um deles deve ser usado por pessoas específicas, nas situações corretas. O kimono pode variar de acordo com a idade e o estado civil da mulher que o usa.

Já os kimonos ocidentais são bem menos sérios. Eles são utilizados como uma peça comum, que carrega a capacidade de ornamentar e deixar qualquer look mais bonito, bem composto e cheio de estilo.

Nas versões brasileiras, por exemplo, eles são usados até como saída de praia. Mas, de modo geral, são excelentes para situações em que queremos nos sentir confortáveis e livres. Olha só as sugestões da Oh,Boy! de looks com kimono:

Combinações possíveis com kimonos

kimono estampado

Os kimonos são super simples de combinar, mas antes de qualquer coisa, devemos prestar atenção em nosso tipo de corpo. Por exemplo, se você tem um biotipo em que seu busto e quadril possuem a mesma proporção de tamanho, o ideal é usar seu kimono com cinto.

Isso porque, a peça ajuda a harmonizar e dar equilíbrio ao visual. Por outro lado, caso você possua um biotipo com ombros e bustos pequenos e um quadril largo, vale a pena investir no kimono como peça de destaque e apostar em uma peça escura na parte de baixo.

Por fim, caso você tenha ombros e bustos maiores e pernas e quadris mais finos, vale a pena usar kimonos lisos, com cores neutras e poucas estampas. Seguindo essas dicas, vai ficar muito mais fácil montar seu look!

Kimono com calça jeans

kimono com calça jeans

A grande sacada dos kimonos é a sobreposição e isso a gente já sabe, certo? No entanto, é ideal pensarmos na maneira mais correta de sobrepor as peças. O kimono com calça jeans é uma possibilidade certeira, dificilmente dá errado.

Você pode optar por um jeans de lavagem suave e uma regata lisa. Assim, fica fácil usar e abusar das cores na estampa do kimono. Ou, pode jogar no time contrário e apostar exatamente em um shorts jeans com regata estampa e kimono liso. O resultado fica incrível!

As saias jeans também são ótimas pedidas. Já deu para perceber que seja de shorts, calça ou saia jeans, os kimonos pedem harmonização e equilíbrio na composição do look. Então, lembre-se disso!

Kimono com vestido

modelo com vestido e kimono estampado

Existem diversas versões de kimonos moderninhos que se adaptam muito bem com vestidos. Normalmente, eles são mais curtos, não cobrem o bumbum, o que deixa o corpo bem modelado mas, ao mesmo tempo, super confortável.

Também temos os vestidos que são kimonos transpassados.  Esses modelos são super moderninhos e são perfeitos para você que quer um look diferente, que te deixe super à vontade e ainda tenha uma viés princesinha.

Kimono para situações sociais

look social com kimono curto

 

Se você é do tipo que não abre mão do brilho, não tem problema. Os kimonos cheios de bordados, detalhes e brilhos são verdadeiras tendências atemporais. Você pode investir pesado nesse tipo de peça para ocasiões mais sociais.

Seja para um casamento, uma formatura ou festa de aniversário, eles ficam incríveis para looks noturnos. Também é possível usá-los no dia a dia, caso o restante da composição seja neutra. O importante é ter equilíbrio.

Essa peça é excelente para compor qualquer tipo de produção. Afinal, ela fica ótima com jeans, tecidos finos, tecidos molinhos, coloridos, neutros. E o melhor: as medidas pouco importa, pois o conceito dos kimonos é justamente ser super confortável.

Aqui na Oh,boy! você encontra uma grande variedade de kimonos. Temos modelos para as mais diferentes situações, das mais despojadas às mais sérias. Caso você deseje investir em um kimono de alta qualidade e estilo acima da média, nós temos a opção ideal!

    Anterior

    Desafio fashion: Como usar top cropped no dia a dia?

    De olho nas tendências de primavera: estampa floral!

    Próximo

    1 comentário em “Looks com kimono: dicas de como usar em qualquer situação!”

    Deixe um comentário