Moda oversized: como usar tamanhos maiores? Veja aqui!

Durante algum tempo quem usava as peças oversized era visto como “jogado” ou “desleixado”. Mas isso mudou e essa tendência vem ganhando cada vez mais adeptos, principalmente entre quem não abre mão de um look básico e super interessante.

Na atualidade uma das figuras públicas que está sempre exibindo essas peças é a cantora Billie Elish. Ela acredita que por terem uma modelagem mais amplas as peças tiram a atenção do seu corpo, fazendo com que as pessoas prestem atenção no que realmente importa, a sua voz.

O que é oversized?

Como você já deve imaginar, o termo oversized vem do inglês e em tradução literal para o português seria algo como “grande demais” ou muito largo. Como o próprio nome já diz, são peças maiores e mais largas, que sobram e não marcam no corpo, trazendo conforto.

Sabe quando você pega a roupa do seu pai ou namorado e a peça fica muito maior que o seu tamanho habitual? Isso é considerado oversized. Mas calma, a indústria da moda tá cada vez mais investindo nessa tendência e agora a gente não precisa mais assaltar o armário do boy ou do pai.

Se você acha que essa tendência de moda feminina é algo novo, está redondamente enganada e ela se confunde um pouco com a história mundial.

Oversized e a história mundial

Na moda feminina o oversized começou a ganhar espaço nos anos 20, na era pós guerra. Esse estilo de se vestir virou símbolo do empoderamento feminino no Canadá e Estados Unidos, já que foi nesse período que as mulheres passaram a trabalhar fora de casa, marcando uma transição dos espartilhos apertados para as roupas mais folgadas.

A grande responsável por essa mudança na modelagem das roupas é a estilista francesa Coco Chanel, que teve como grande inspiração as roupas masculinas, como calças e paletós.

Se nos anos 20 Coco Chanel foi a grande responsável por popularizar esse novo estilo, no século 21 ele voltou repaginado e cheio de estilo graças aos estilistas Alessandro Michele da grife italiana Gucci e Dema Gvsalaia da casa de moda espanhola Balenciaga.

Atualmente o estilo oversized é muito atribuído a moda sem gênero, que pode ser usada tanto por homens, quanto por mulheres. Mas se você acha que esse estilo se resume a moletom e camiseta, vamos te mostrar que ele pode ser encontrado em uma infinidade de peças.

Quais peças oversized investir?

Para acabar de uma vez por todas com todas as suas dúvidas sobre as roupas oversized. Preparamos uma lista com peças mais largas para você aderir a essa tendência agora:

Camisa de botão

Se você quer uma peça coringa e que vai bem com tudo, então a camisa ampla de botão é uma aposta certeira. Esse modelo vai bem tanto para o escritório quando para um passeio na praça.

Você pode usar a peça com calça, com short, com saia, amarrada, fechada até a gola, se a sua camisa for mais comprida também pode ser usada tipo vestido. Essa com certeza é a peça que vai deixar o seu look muito mais cool.

Moletom

Quando se fala em moda oversized o moletom é dos queridinhos das fashionistas. Essa pode ser usada de diversas formas e o clima nem precisa estar tão frio assim. Aposte nas combinações de moletom com calça skinny ou com saia midi e tênis.

Agora se você não tem medo de ousar fique sabendo que é sim possível fazer uma produção mais sexy com moletom, basta combinar com uma bota over the knee, aquela bota que vai até a coxa.

Jaqueta Jeans

Essa é outra daquelas peças que combinam com absolutamente tudo e tem que ter no armário, afinal de contas é super vintage e atemporal. As jaquetas dessa modelagem tem os ombros mais largos e um comprimento maior também. Pode ser combinada com absolutamente tudo, de vestido a short e camiseta e até mesmo em uma produção total denim, de jeans com jeans.

Camiseta

Essa é aquela peça básica e que mesmo assim vai deixar o seu look muito cool. Experimente usar a camiseta mais ampla com um vestido e arremate a produção com tênis. Outra forma nada óbvia de usar é combinando com macacão jeans ou com biker shorts.

Blazer

Se antes essa peça essa sinônimo de ambientes corporativos, agora ela ganhou o dia-a-dia e os modelos mais amplos tem o poder de deixar o seu look muito mais moderno e elegante. Experimente combinar blazer com vestido e tênis.

Boyfriend ou Mom Jeans

Durante muito tempo a calça skinny foi a queridinha das mulheres, mas nos últimos anos ela tem perdido espaço para as calças boyfriend e mom jeans, justamente por terem uma modelagem mais frouxa, que não aperta e nem marca no corpo.

Esses modelos de calça são super democráticos e vão bem com tudo, desde cropped top até camisas de alfaiataria. Se você gosta de uma pegada mais moderna, combine a calça com um blazer.

Truque de estilo para não pesar a mão no oversized

Se mesmo sabendo quais são as melhores opções de peças oversized você ainda tiver medo de parecer largada, anota essa dica de ouro que vai salvar todas as suas produções:

Uma coisa legal para não errar na ora de usar peças mais largas é fazer um hi-lo, ou seja, brincar com dois tipos de comprimentos ou usar uma peça mais ampla combinada com uma mais justinha.

Uma maneira ótima de fazer essa brincadeira é usar uma camisa ampla de botão combinada com uma calça skinny ou uma camiseta grande para dentro do short jeans ou para fora, dando a impressão de ser um vestido.

No caso do blazer oversized, você pode combinar com um cropped top. Um look cheio de elegância e que não perde a feminilidade.

Dúvido se depois dessas dicas você não vai se arriscar nas peças oversized. E se você não tem medo de ousar, leia o nosso post sobre mix de estampas.

Para mais dicas de moda, continue acompanhando o nosso blog e até a próximo post!

Anterior

Patchwork: o que é? Saiba tudo sobre essa técnica!

Deixe um comentário