O Que é Aesthetic? Conheça o Conceito e Aplique nos Looks!

Adotar um estilo próprio é mais do que escolher roupas trends que seguem uma paleta de cor ou tipo de shape. É uma maneira incrível de mostrar sua personalidade e gerar identificação com um grupo que partilha da mesma visão de mundo que você! Mais complexo do que parece, não é mesmo?

É claro que o estilo Aesthetic não fica de fora dessa lógica, pelo contrário! O termo surgiu para dar nome a um padrão de beleza criado a partir de tendências de moda que ganharam visibilidade em aplicativos como Tumblr, Instagram, TikTok e VCSO Cam. Hoje em dia, as aesthetic girls viraram referência e fonte de inspiração para montar looks de arrasar!

Quer entender mais sobre esse estilo que dominou o mundo online e se desmembrou em diversas vertentes? Continue a leitura e veja dicas super práticas sobre como ser uma aesthetic girl!

O que é estilo Aesthetic?

Todo aplicativo de rede social que está bombando nos últimos tempos são ótimas fontes para encontrar meninas que adotaram o estilo Aesthetic. As grandes influenciadoras que marcam presença constante na internet por meio de fotos e vídeos são vistas usando peças da moda atual e combinações específicas que acabam se tornando a marca pessoal delas no meio online.

Quer fazer um teste rápido? Abra o TikTok e observe que boa parte das usuárias no aplicativo usam roupas e acessórios que seguem um padrão de corte, estampa, material e cores. Logo, é quase imediato perceber que aquele universo tem um modo próprio de se vestir e que se repete no mundo offline.

Mas, atenção: não podemos generalizar o estilo aesthetic! Hoje em dia, há várias interpretações dessa moda, gerando novos estilos descendentes do aesthetic. Vamos conhecê-los?

Quais são os tipos de aesthetic?

As vertentes do estilo das Aesthetic girls podem estar relacionadas tanto a palavras como romantismo quanto góticas ou infantis. As influências são diversas e vêm de todos os lados, não apenas do mundo da moda, como também da arquitetura e dos jogos online! Confira quais são e veja com qual delas você mais se identifica:

Garotas Tumblr

Mulher sentada no sofá com roupas do estilo Aesthetic
Reprodução/Instagram: @catarinatourinho

Podemos dizer que as Tumblr girls são as desbravadoras do estilo Aesthetic, iniciando o movimento da moda feminina que ficou famosa atualmente graças às suas postagens em seus respectivos blogs Tumblr.

Desde 2011, percebia-se um estilo definido que incluía maquiagem marcante com o uso de batom matte, iluminador e cílios poderosos para reforçar a imagem de meninas despojadas e de muita atitude! Além disso, os shapes da moda Tumblr são bem femininos, ressaltando as curvas do corpo e abusando principalmente de uma produção na cor preta e com tênis All Star.

VSCO girls

As VSCO girls ganharam esse nome por se tornarem populares pelo uso do VSCO CAM, aplicativo que possibilita editar e compartilhar suas fotos com os filtros de imagem escolhidos. Partindo do estilo iniciado pelas meninas do Tumblr, o estilo VSCO traz mais leveza ao look por estar associado ao clima praiano.

Desse modo, peças como bucket hat, blusas largas, camisas longas, moletom e tênis Vans reinam no guarda-roupa de quem segue a moda das meninas VSCO! Outra tendência que faz sucesso entre elas são os acessórios praianos e penteados despojados como coque e cabelo meio preso.

E-girls

As electronic girls – ou apenas e-girls – são conhecidas por misturar elementos do gótico e do emo para fazer uma releitura do mundo gamer, sem abrir mão do lado fofo e feminino! Apostando em acessórios e roupas de tons escuros, as e-girls também amam usar estampas xadrez e listrada, assim como correntes, cabelo colorido e makes pesadas com delineado gatinho.

Kawaii girls

Se “kawaii” pode ser traduzido como “fofo” do japonês para o português, já dá para imaginar como é esse estilo, não é mesmo? Criando um mix de roupas marcadas por elementos fofos e sensuais, as Kawaii girls tem como grande inspiração as personagens de anime.

Para causar tal efeito, as meninas adeptas ao estilo kawaii amam vestir saias curtas de prega com meias calças, laços, toucas e decotes arredondados. Apesar do lado sensual ser forte nesse estilo, ele também consegue combinar desenhos e cores mais infantis, para reforçar a inocência e a fofura do look. Ah, e não podemos esquecer de mencionar que a maquiagem foca principalmente nos olhos!

Soft girls

O romantismo da cor rosa e tons pastéis tem presença garantida nas produções das Soft girls ou Baby girls, como também são chamadas no TikTok, espaço em que se tornaram mundialmente conhecidas. Diferentemente das E-girls e das VSCO girls, as garotas fofas fazem questão de vestir roupas em tons mais alegres e infantis.

As Idols do k-pop são grandes inspirações para as Soft girls, que são comumente vistas usando mangas bufantes, presilhas coloridas no cabelo, roupas mais soltinhas no corpo e makes com desenhos.

Art girls

Trabalhando com a estética vintage, as Art girls traduzem as artes plásticas nas suas vestimentas e fotos de looks! Fazendo referência ao universo das pinturas e esculturas, a paleta de cor trabalhada pelas Art girls é formada por tons de amarelo mostarda, azul, vermelho e marrom, na maioria das vezes. Para completar o visual, as estampas floridas, os tênis estilo All Star e os cabelos presos em um coque bagunçado são itens essenciais para dar o toque final que o estilo das Art girls pede!

Cottagecore

A ligação com a natureza é a grande motivação do estilo Cottagecore. O visual é composto por peças de tecidos leves como algodão nas cores branco, areia, caramelo, cobre, coral, rosa queimado, terracota e diversos outros tons terrosos.

Na composição das fotos publicadas pelas Cottagecore Aesthetic girls, vemos que o cenário bucólico está sempre presente, harmonizando com o estilo da roupa. A fuga dos centros urbanos é traduzida nas imagens pelo uso de plantas, poses em meio a um campo de flores, presença de objetos antigos e louças com desenhos rebuscados. O ar campestre é a fonte da criatividade delas!

Dark academia

A ciência nunca esteve tão presente na moda com a criação do estilo Dark Academia. As adeptas utilizam a paixão pela vida acadêmica e pelos livros para combinar roupas românticas com modelagem vintage e de tons terrosos.

O estilo Dark Academia é sobre unir peças elegantes no look, ao mesmo tempo em que passa uma vibe de mistério! As roupas de maior sucesso no estilo Dark Academia são colete de tricô, saia quadriculada, calças e bermudas de alfaiataria. Já os acessórios não devem roubar a atenção da produção. Colares com pingentes pequenos e delicados são os mais ideais nesse caso!

Kidcore

O Kidcore é um mergulho no mundo infantil para resgatar as cores vibrantes e as texturas que mais utilizamos quando somos crianças! As cores primárias – amarelo, vermelho e azul – dominam os looks que fazem uso de fitas, poás, miçangas e smiles para reforçar o caráter divertido do look!

Como variação desse estilo, temos também o Rainbowcore que busca trabalhar o padrão do arco-íris dos pés à cabeça. Perfeito para quem não tem medo de se jogar nas cores!

Witchcore

O gótico ganha uma versão mais moderna e influenciada pelo esoterismo nas roupas das meninas que se identificam com o Witchcore. Sempre ambientadas em florestas e cemitérios, as fotos publicadas por quem segue este estilo costumam mostrar o uso constante de vestidos, coturnos, cabelos soltos e maquiagem marcante. O preto é a cor mais presente por aqui, o que é perfeito para combinar com o viés místico do estilo Witchcore!

Como ser uma Aesthetic Girl?

Mulher utilizando o estilo Aesthetic sentada em uma cadeira de praia.
Reprodução/Instagram: @dominickcv

Agora que você já sabe como é o guarda-roupa de cada tipo de estilo Aesthetic, chegou a sua vez de descobrir qual deles combina mais com o seu jeito! Selecionamos um passo a passo simples para te ajudar nesse processo, saiba mais:

  1. Busque inspiração e monte um moodboard físico ou digital com looks que você gosta;
  2. Revise suas referências e veja quais são os padrões de cores, modelagens e tecidos que você mais escolheu;
  3. Veja qual estilo Aesthetic mais se aproxima das suas escolhas e analise se ele combina com seu estilo de vida e visão de mundo;
  4. Hora de testar: faça combinações e vista em diferentes ocasiões. O conforto é a principal meta aqui! Logo, você deve se sentir bem vestindo as peças não apenas para tirar fotos, mas também para usar no dia a dia.

Saber qual é o seu estilo não é algo rápido de ser feito e pode estar em constante mudança! Afinal, somos seres que mudam de opinião, vivem novas experiências e ressignificam coisas o tempo todo, certo? Por isso, não tenha medo de testar quantas vezes precisar e apostar em peças curingas que são mais básicas e atemporais para facilitar a harmonização de peças de diferentes estilos.

Curtiu as dicas do blog da Oh, Boy! sobre estilo Aesthetic? Aproveite as indicações sobre o mundo da moda feminina que divulgamos por aqui e continue aprendendo mais lendo os nossos posts. Para a sua próxima leitura, acesse o artigo “Aulão do look básico cool: fácil, confortável e interessantíssimo!“. Está incrível, confira!

Anterior

Look Candy Color: Saiba como Montar com Estilo!

6 Looks Oh, Boy nos Tons Pastéis Para Você Arrasar!

Próximo

Deixe um comentário