Uma visita ao passado: um olhar saudoso sobre a moda dos anos 2000

Para tudo! Quando o tempo decidiu passar tão rápido que a moda 2000 já está de volta? Parece que foi ontem que as sandálias plataformas estavam em alta, que o vestido por cima da calça virou moda (Anne Hathaway que o diga) e que os boleros eram sinônimo de classe e estilo. 

E o brinco de pena, estão lembradas?! 

Saudade daquela melissa transparente, né meninas?! Sim, o tempo passa rápido, mas nunca é tarde para revisitar o passado e resgatar o que há de melhor, não é mesmo? O estilo Y2K está tão em voga no presente momento, que se torna impossível o deixar para trás. 

É com esse ar nostálgico que começamos o post de hoje, trazendo até você o melhor da moda 2000. Prontas? Então, vamos lá!

Moda 2000: Só quem viveu sabe, né Gabi?!

Para começarmos a nossa retrospectiva é necessário que você estimule um pouquinho a sua memória. Nos anos 2000 tocava nas rádios brasileiras Kelly Key. Britney Spears estava em seu age, repercutindo com seu look ousado all jeans no american music awards de 2003. Gwen Stephani era o símbolo da moda, fazendo uso de calças bags, além do cinto de tachinhas em referência ao estilo punk. 

É, amiga, como tempo voou. Só quem viveu nos anos 2000 vai se lembrar das famosas e desejadas tamancas ou os clogs, que desfilavam na passarela de grandes marcas como a Chanel.

Foco da modelo vestindo regata top tricot canelado estilo anos dois mil

E quem nunca desejou um estilo Paris Hilton ao apostar nas calças de cintura baixa com um cropped coringa para deixar a barriguinha de fora. Ah, e como se não pudéssemos esquecer, nesta época também estava em voga o uso de piercings no umbigo, quanto mais brilhante e cheio de adornos melhor.

Outro item clássico da moda 2000 era a pochete, isso mesmo aquela usada pelo seu tio avô para guardar a carteira e os boletos, na cintura ou transversal, estilo carteiro. E que hoje você usa para guardar as suas maquiagens, carteira e construir looks urbanóides.

E o jeans rasgado? Menina, para essa peça de roupa quanto mais recortada e enfeitada melhor era e, como se não bastasse, looks all jeans estavam em voga. Ao lado do jeans picotado, temos ainda a calça cargo em matizes de marrom ou estampas camufladas e cheias de bolso, você com certeza já deve ter usado uma dessa, nem que tenha sido para ir à escola.

Agora, muito utilizada pelas divas pop, as boinas eram amadas pela mulherada, porque conferiam ao look mais estilo e sofisticação. 

O retorno dos anos 2000: novas propostas de estéticas

Já dizia Lavoisier: nada se cria tudo se transforma, como poderia ser diferente no mundo da moda?!

O retorno da moda 2000 veio com tudo, tendo até uma nomenclatura para referir-se a essa tendência, o Y2K. Se no passado os looks eram mais despojados e despretensiosos, agora eles são requisitados para compor estéticas mais urbanísticas e classudas

Não obstante, marcas renomadas com frequência revisitam o passado buscando grandes inspirações, tão certo que hoje temos propostas icônicas de peças de roupa, uma vez que os estilistas se jogam de cara naquelas peças tidas como “cafonas” e “irreverentes”, fazendo-as cair novamente no gosto do público afeto a este estilo 00.

O interessante do estilo Y2K é a satirização e transgressão de valores do passado, de forma a ressignificá-los, fazendo os conversar com o futuro. Hora, você já deve ter visto nos desfiles de moda a volta das calças de cintura baixa, certo?!

 Isto porque estas calças retornaram com tudo, valorizando ainda mais a barriga feminina, tão certo que a tendência revisitada anda em alta no mundo das celebridades, sendo usada pela belíssima Winnie Harlow e até mesmo a cantora Anitta.

Com ares de saudosismo, retornam também as regatas básicas, aquelas que nos anos 2000 tínhamos uma de cada cor, lembra? Atualmente as regatas basiquinhas voltam com muito estilo, mas mantendo a versatilidade.

Os brincos em modelagens mais geométricas, como as argolas gigantes tão caras ao ano 2000, também entram em cena sob a insígnia de marcas famosas, como a Laura Lombardi. Roupas esportivas em veludo também reaparecem no estilo Y2K ganhando uma versão requintada nas mãos da Adidas.

Lembram-se das lentes coloridas, que atingiram seu auge com a trilogia Matrix? Pois bem, esses óculos retornam em estilos mais sofisticados e o uso é propulsionado por grandes celebridades como a Selena Gomez. 

Por fim, mas não menos importante, temos os bonés Von Dutch, aquele símbolo hypado e de status dos anos 2000. Estes bonés voltaram com força (se é que alguma vez eles se foram), após  Kylie Jenner postar uma foto em seu perfil do Instagram, usando o acessório. Pronto, a partir daí o uso dos bonés já estava bombando!

Atualmente, em uma versão totalmente repaginada, os bonés Von Dutch entregam uma pegada mais  street style, muito embora o uso desses queridinhos ainda constituam looks mais old school.

E aí, gostou do post? Nós da equipe Oh, Boy! esperamos que com estas informações você tenha aprendido um pouco mais sobre o retorno da moda dos anos 2000. Para mais conteúdo como esse, continue de olho em nosso blog. Aqui, postamos informações incríveis sobre o mundo da moda feminina. Você não vai ficar de fora, né?!

Beijinhos,

Até mais!

    Anterior

    Referências da moda dos anos 60 para usar hoje!

    Blusa turtleneck: maneiras diferentes de usar

    Próximo

    Deixe um comentário