Os modelos de vestidos ideais para você usar em diferentes ocasiões

Nas passarelas de todas as marcas do mundo existe ao menos um vestido para aprimorar a coleção. Claro que não vamos deixar você vestir-se de maneira inadequada, por isso criamos este guia completo para identificar qual o modelo ideal para cada ocasião e qual encaixa melhor com seu biotipo.

Aqui você irá encontrar:

  • Em qual ocasião usar vestido
  • Vestidos ideias para cada tipo de corpo
  • Comprimento de vestido
  • Tipos de modelagem

Vamos lá?

O que cada ocasião pede?

O vestido é o modelo mais versátil de todo o universo do vestuário, sendo usado em diversos looks, desde o estilo vintage até o contemporâneo. É só adaptar ao que a ocasião está pedindo.

Vestido para festas

Um ambiente festivo requer estilo e elegância usando modelos longos, sendo um espaço para liberar a criatividade e ousar nos decotes, recortes, cores e tecidos. Como em festas ao ar livre, que são eventos perfeitos para vestidos soltinhos com bastante caimento e estampas florais.

Agora, para uma baladinha, é preciso estar arrasando sem deixar o conforto de lado. Escolha vestidos que te permitam dançar a noite inteira e curtir as músicas à vontade. Fica a seu critério usar um justinho bem curto, realçando as curvas, ou um soltinho mostrando as pernas torneadas e valorizando os seios com um decote poderoso.

Vestido para a faculdade e trabalho

E para a facul, que cada curso tem um estilo diferente? Relaxa! Nós já preparamos um conteúdo completo só sobre como combinar modelos incríveis para estudar. Inspire-se nas ideias e ouse nos looks.

Quando migrar da faculdade para o ambiente corporativo, use modelagens em alfaiataria, preferindo cortes retos em tubinho monocromático ou com estampas geométricas que realçam a contemporaneidade da mulher empresária, variando entre o comprimento channel e longuete.

Se o dress code da empresa é flexível, seja refinada! Combine seu estilo com modelos longos de lastex, curto com manga bufante e saia godê ou transpassado midi; todos eles são elegantes e demonstram graciosidade.

Vestido para entrevista de emprego

E quando for a uma entrevista de emprego, pesquise antes o estilo que os funcionários usam. Isto é: em lugares com bastante formalidade, como bancos, escritórios de advocacia e afins, opte por alfaiataria. Já as empresas que trabalham com criatividade liberam seus colaboradores a usarem aquilo que se sentem confortáveis, então seja você mesma.

Vestido para passeio com a família

Para passeios de finais de semana, deixe o traje a rigor de lado usando modelagens fluidas que deixam o aspecto de jovialidade visível e – claro – para você ficar muito confortável para sentar e relaxar com sua família.

Então, libere sua criatividade e sinta-se à vontade para usar aquilo que faz você se sentir bem, adequando o modelo perfeito para seu corpo.

Dica extra para você!

Conheça algumas dicas valiosas para valorizar seu corpo – já que há recortes, moldes e pequenos detalhes que fazem total diferença na percepção visual do estilo. Olha só essas dicas para aprimorar seu look!

Franzidos e pregas

O franzido no tecido, assim como o uso de pregas macho e fêmea na saia, são para dar movimentação, fluidez e volume; funciona muito bem para quem possui o corpo triângulo invertido e quer disfarçar o quadril.

Vestidos com bastante franzido são os queridinhos para festas, pois basta investir em tecidos leves como musseline e palha de seda que fica incrível!

Babados

Usar babados no decote, como nos modelos ciganinha, é perfeito para dar destaque à parte superior do corpo e criar volume na região dos seios; quem opta pelos babados no decote são mulheres que têm corpo pera, já que harmoniza muito bem com o quadril mais largo.

Vestidos cheios de babados são perfeitos para usar em um luau na praia, além de ficar super refinado em um jantar à beira mar e em passeio de domingo no shopping.

Agora você já sabe onde usar cada modelo! Mas conhece qual o seu tipo corporal e qual modelo de vestido fica melhor? Vem com a gente:

Tipo de corpo: descubra o seu

Até no corpo podemos encontrar a matemática onde cada um possui uma definição geométrica que expressa o seu biotipo; basicamente divididos em 5, descubra qual o seu tipo corporal e aprenda a realçar toda a beleza que há em você:

  • Triângulo invertido

Este tipo corporal é aquele que possui os ombros mais largos do que o quadril, evidenciando toda a parte superior do corpo e marcando levemente a cintura, geralmente as pernas são longas e finas junto com um bumbum plano, sendo o clássico “esportivo-atlético”.

Aposte em modelos evasê e godês, já que eles dão volume ao quadril e tornam sua imagem romântica e discreta. Se quiser muito usar vestidos tubinho, tire da sua lista de opções os muito justos pois eles desvalorizam seu quadril. Prefira cortes retos que levemente acompanhem o corpo.

Celebridade com este biotipo: Tainá Muller

  • Pêra

O contrário do anterior, já que os ombros são proporcionalmente mais estreitos do que o quadril, acompanhado de braços bem desenhados e seios de pequeno ou de médio porte junto com uma cintura mais definida e um quadril proeminente como uma pêra.

Opte por cores claras e estampas na parte superior do corpo, essas opções valorizam bastante o seu colo e harmonizam com seu quadril! Estilo camiseta com um cintinho discreto ou chemisier são as melhores opções.

Celebridade com este biotipo: Iza

  • Retangular

Aqui entram as mulheres que possuem ombros, cintura e quadril da mesma proporção, criando visualmente o símbolo retangular e de corpo alongado, possuindo poucas curvas na região central.

Como todos os elementos possuem a mesma medida, escolha modelos transpassados que afinam a cintura e criam curvas no corpo, além de ficar impecável com o uso de cintos na região do quadril.

Celebridade com este biotipo: Gisele Bundchen

  • Ampulheta

Neste formato, os ombros seguem a mesma proporção do quadril e a cintura é mais estreita que os dois; um corpo curvilíneo bem valorizado e considerado como a proporção mais harmônica.

Prefira usar decote V para alongar a silhueta e peças que ajustam na cintura com comprimentos acima do joelho para que suas curvas sejam valorizadas. E tente evitar usar cintos grandes ou modelos com muito volume na região dos quadris e seios.

Celebridade com este biotipo: Anitta

  • Oval

Este tipo corporal conta com a cintura mais acentuada do que os ombros, com o quadril mais discreto, assim como a parte superior, criando, então, o formato arredondado.

Aposte em modelos transpassados que criam movimentação no corpo e marcam a silhueta, você também pode investir em acessórios e decotes poderosos para chamar a atenção para a parte superior do corpo.

Celebridade com este biotipo: Fabiana Karla

Já foi à frente do espelho conferir em qual modelo seu corpo se encaixa? Porque a partir de agora vamos falar de modelos de vestido que se adequam melhor a cada corpo.

Obviamente que todos possuem a sua beleza particular e devem ser valorizados pelo que são, então agrupamos aqui os modelos que farão de você uma pessoa cheia de estilo. Continue na jornada com a gente!

Comprimentos de vestidos

Os comprimentos das saias dos vestidos variam bastante, sendo contados a partir da cintura e tendo como referência os glúteos, joelhos, tornozelo e os pés; podendo ser:

  • Micro: finaliza no bumbum;
  • Mini: até a parte superior da coxa;
  • Secretária: um palmo acima do joelho;
  • Channel: exatamente no joelho;
  • Longuete: um palmo abaixo do joelho;
  • Midi: até o tornozelo;
  • Longo: conclui em cima dos pés.

Todos podem ser explorados em diferentes ocasiões, sendo adaptados para cada ambiente frequentado e ao seu estilo pessoal. Agora que você já conhece os comprimentos, conheça os cortes da saia para cada vestido.

Modelagens de vestido

Os vestidos são peças atemporais, tornando-se clássicos dentro do guarda-roupa de cada mulher. É impossível ter apenas um!

Todas as modelagens que iremos comentar são encontradas nos comprimentos já conhecidos, sendo o corte reto o mais engessado e os feitos enviesados adquirem maior movimentação no modelo. Entenda o caimento de cada um

  • Reto: este corte é o mais fácil de reconhecer já que o modelo possui as laterais lineares, estilo típico de vestido camiseta, totalmente alinhado ao fio do tecido.
  • Evasê: o molde é feito no viés como um triângulo, com a cintura mais fina e leve abertura na barra;
  • Godê: este também é no viés possuindo mais caimento que o evasê e se subdivide em dois: simples, onde a cintura também é menor que a barra, ou duplo, onde a cintura continua sem volume e barra com o dobro de circunferência do molde simples;
  • Transpassado: o charme deste modelo é que uma lateral da saia sobrepõe à outra dando movimento e leveza para o vestido.

Esses modelos são a base de todo o desenvolvimento do vestido, claro que podemos colocar detalhes que fazem total diferença no estilo como recortes, franzidos, pregas, entre tantos outros.

Mantenha-se antenada na moda conferindo todo nosso conteúdo sobre estilo no blog da Oh,Boy! 

Anterior

Look de faculdade – como criar combinações incríveis para estudar

4 dicas para você customizar seus looks com muito estilo e inovação

Próximo

Deixe um comentário