Patchwork: o que é? Saiba tudo sobre essa técnica!

A patchwork é uma técnica de costura muito antiga, que provavelmente você já viu em alguma colcha antiga da sua avó. Ela se caracteriza por uma união entre pedaços de tecidos, e foi criada numa tentativa de reaproveitar restos de panos que sobravam das confecções de roupas.

Antigamente, eram costurados os restos uns aos outros até chegar em uma linda colcha, toda colorida. Hoje em dia a técnica evoluiu, e passou a ser inserida em roupas de diferentes estilos. Acompanhe nosso conteúdo e entenda um pouco mais sobre as melhores produções com essa técnica.

 A História da patchwork

Os registros das primeiras patchworks são muito antigos e não dá pra saber uma data exata de quando ela foi criada, mas os faraós já utilizavam roupas com características similares.

No século XI a técnica já era utilizada para fazer tapetes, mas foi por volta do século XVI que surgiram os primeiros acolchoados, que por sinal, eram vistos como excelentes presentes de casamentos e ocasiões especiais.

Na antiguidade, os tecidos eram vistos como preciosidades, e cada pedacinho era importante. Por isso era comum as mães ensinarem suas filhas a costurar os retalhos e transformarem em lindas colchas e tapetes — as linhas e agulhas também eram passadas como um “herança” — inclusive algumas tradições foram criadas, uma delas era que meninas precisavam costurar 12 tapetes para poder se casar, e a última tinha que ter dois anéis entrelaçados.

Foi por volta dos anos 60 que as patchwork perderam um pouco seu valor, e isso se deve ao surgimento de mulheres que lutaram pela liberação feminina. E, com o avanço em máquinas e equipamentos, a maneira de reutilizar sobras foram se diversificando.

Atualmente, essa técnica tão tradicional voltou a moda, mas dessa vez inserida nas mais diversas roupas e combinações. Elas possuem uma característica vintage e super colorida que caiu no gosto das pessoas.

5 Dicas para incluir a patchwork nos seus looks

Na moda tudo é possível, e os modelos customizados com patchworks são exemplos disso. Essa forma de costura que parece não se adaptar a nenhum estilo, surpreendeu muitas pessoas com a sua versatilidade e capacidade de transformar looks simples.

Confira algumas maneiras de adicioná-las no seu guarda roupa:

  1. Jaqueta Jeans

A jaqueta jeans, mesmo as confeccionadas atualmente, possuem uma aparência vintage, então combinam muito com o patchwork. Aplique os pedacinhos de tecidos nos bolsos ou mangas, essa tendência é um charme e faz muito sucesso em Milão e Paris.

Aqui no Brasil estamos acostumados a ver os retalhos customizando roupas para festas juninas, mas isso não precisa ser uma regra. Escolha lindos tecidos para adicionar, que combinem com a jaqueta que vai customizar.

  1. Calças cós alto

Outra peça denim que fica incrível com a patchwork são as calças cós alto, elas também trazem o ar vintage pro look, e para as amantes da moda dos anos 60, vale a pena investir nessa ideia.

Deixe sua imaginação te levar, e faça lindas aplicações, com retalhos coloridos e se estiver disposta a entrar nessa moda de vez, aposte em um look all jeans e use sua jaqueta e calça customizadas!

  1. Vestidos

O vestido também é uma peça muito interessante para adicionar o patchwork, o segredinho aqui é investir nos panos de cores vibrantes e com estampas bem coloridas. Ouse na hora de combinar com o seu vestido e procure adaptá-lo de acordo com o seu gosto.

Outra dica valiosa é utilizar aquele vestido que não usa mais, ou que tem alguma rasgo para fazer a customização, assim você renova seu guarda roupa gastando pouco.

  1. Shorts e saias

Já deu para perceber que a patchwork combina com quase todos os tipos de roupa, né? Nos shorts, jeans principalmente, ela casa muito bem, porque traz vida a essa peça que sempre é mais “sem graça”. E aqui fica bem legal adicioná-los nos bolsos, pois eles costumam ser menores, e mais difícil de aplicar de forma fashion.

A saia, seja ela midi, curta, jeans ou qualquer outro tipo, funcionam da mesma maneira, e para quem ama essa peça e deseja removê-la.

  1. Coletes

Os coletes estão sempre na moda, e são peças chaves para dar aquele up no visual. Um modelo mais clássico, de tons neutros, ficam perfeitos! Nessa combinação você pode ousar ainda o quanto seu coração desejar, porque eles complementam os looks mais simples.

Ainda para quem ama o visual vintage, o colete vai completar sua composição com classe e deixar na medida certa.

Como vou adicionar a patchwork no meu dia a dia?

É comum surgir a dúvida de como adicionar as peças customizadas com a patchwork no dia a dia. Por terem um visual tão característico e marcante, podem surgir receios na hora de sair usando.

Mas você pode equilibrar as coisas com muita facilidade. Uma ótima ideia, por exemplo, é combinar uma peça customizada com outra mais neutra, uma calça jeans com patchwork pode ser usada com uma camisa branca social.

O look vai ficar harmonioso, e de quebra você recicla aquela peça que já foi usada várias vezes e ficou marcada.

Se a sua rotina for pacata, tente customizar suas roupas com os retalhos mais neutros, que transformam a peça de maneira sutil, mas ainda assim com muito estilo.

As patchwork são incríveis, né? Ficou bem claro que dá para adicioná-las em qualquer ocasião e ficar sempre estilosa. Deixe um comentário nos contando se já conhecia técnica e o que achou das nossas dicas. Continue acompanhando o conteúdo do nosso blog, estamos sempre preparando posts completos para você ficar por dentro do mundo da moda!

Até o próximo post!

Anterior

5 Dicas para compor looks com jaqueta jeans

Moda oversized: como usar tamanhos maiores? Veja aqui!

Próximo

Deixe um comentário