Conhecendo todos os tipos de calças femininas: Guia Oh,Boy!

Calça é tudo de bom! Prática, moderna e empoderadora, essa peça carrega muito simbolismo, tem uma história incrível e exibe uma longa lista de tipos, nomes e variações. Existe uma calça para cada gosto, e toda mulher tem aquele modelo preferido, infalível, perfeitinho…

Preparada para saber um pouco mais sobre história e vocabulário de moda? No post de hoje, o blog Oh,Boy! te mostra tudo sobre os tipos diferentes de calças, contando um pouco sobre sua história e referências. E o melhor: você vai se inspirar para os looks do dia a dia! Olha só:

Os tipos de calças: hoje, ontem e sempre

Vamos te mostrar os tipos de calças diferentes mais icônicos da história da moda. Lembramos, porém, que estes não são os únicos – e nem os últimos. Existem novas modelagens sendo criadas a todo momento, e as diferentes culturas ao redor do mundo utilizam seus próprios nomes para batizar seus modelos de calças. Confira a seleção Oh,Boy! de calças femininas:

Reta

O mais tradicional e simples corte para calças. A calça reta não é justa nem solta demais, e a largura permanece a mesma do quadril à barra, o que ajuda a alongar a silhueta e não marca as pernas. Essa modelagem austera e minimalista faz dela uma ótima opção para quem precisa de looks formais no ambiente de trabalho, por exemplo. Mesmo assim, com as peças certas, pode ser uma calça super divertida e moderna para lookinhos casuais. 

Cigarrete

calça jeans skinny

Bem mais justa que a calça reta, porém menos justa que a skinny. A calça cigarrete nasceu nos anos 50, junto com as diversas outras inovações de moda do período – todas lideradas pela população jovem com seus uniformes escolares e influências do rockabilly. Seu nome significa cigarro, em inglês, e é assim chamada por seu caimento estreito e tubular, bem ajustado ao corpo. Sua cintura é frequentemente elevada, e a barra costuma ser um pouco mais curta que o convencional. Junto com a blusa turtleneck preta e a boina parisiense, a calça cigarrete também compôs o look beatnick, tão característico dos anos 60.

Boca de sino

Icônica nos anos 70 e 80. A calça boca de sino possui modelagem bem justa até o joelho, com uma abertura dramática na barra. No auge da febre disco, o modelo foi levado aos extremos com a adição de babados em cores diferentes, franzidos que revelavam ainda mais volume, estampas e paetês. Uma versão jeans dessa mesma calça foi adotada como ícone de estilo nos anos 90, com cós ultra baixos, combinadas com slip tops

Flare

body ombro calça pantalona branca

A flare é uma versão menos acentuada das calças boca de sino. São menos justas ao longo da perna e sua abertura é mais gradual até a barra, iniciando-se nos joelhos. Super elegante, compõe looks modernos de referências setentistas, e pode ser ainda mais atualizada quando combinada com maxitricôs e sneakers. (Leia mais: Calça flare com que sapato usar!)

Pantalona

body brilhoso com decote e calça pantalona

Deu pra ver que o estilo libertário dos anos 70 foi responsável por popularizar grande parte das calças icônicas que tanto amamos hoje em dia! Uma delas é a pantalona, com sua modelagem ampla e solta desde o cós até a barra. Feita geralmente em tecidos leves e maleáveis, tem aquele visual elegante e retilíneo que alonga o corpo e compõe looks super poderosos. Seu corte ganha uma abertura leve que se inicia nos quadris, culminando em barras bem amplas, sempre compridas. As pantalonas devem cobrir os sapatos. 

Pantacourt

Versão curtinhadas pantalonas, adoráveis e práticas. Também eram usadas nos anos 70, mas ganharam força total com seu resgate em meados de 2010, e ainda são super amadas hoje! Joviais, fresquinhas, estilosas e super confortáveis, apareceram em versões jeans que combinam com todo mundo!

Saruel

A calça saruel é fácil de identificar. São aqueles modelos cujo “cavalo” (parte da calça em que as duas pernas se unem) é bem mais baixo do que o comum, tão baixo que alguns modelos quase que se transformam em calças-saia. Ela nasceu na Índia e carrega toda essa bagagem cultural. É feita em tecidos leves, frequentemente estampados com motivos indianos. 

Clochard

Palavra francesa que significa mendigo, a clochard é literalmente uma “calça de mendigo francês”, com suas pregas na parte frontal, criando volume, e pernas que vão se afunilando levemente em direção à barra. Também é chamada de calça cenoura, por seu formato. A modelagem é super delicada, feminina e madura, com aquela carinha fashionista que a gente ama. 

Mom jeans

como usar mom jeans

Os jeans de cintura elevada, cós comprido e levemente larguinho são chamados mom jeans, ou “calça de mãe”. Nada mais são que os jeans característicos dos anos 80, com seu denim mais grosso, sem lavagens ousadas e modelagem retrô. Costumam ser levemente afunilados nas pernas e ficam incríveis quando usados com uma dobrinha na barra. (Leia: Saiba como usar mom jeans!)

Jogger

Jogger pants, ou calça de corrida. É uma modelagem esportiva que foi transportada com todas as honras para a moda casual. Nelas, o cós é ajustado com cadarço, e as barras possuem elásticos. O cavalo é levemente mais baixo que nas demais calças esportivas. Costuma ser feita em moletom, mas já foram criadas versões em tactel, jeans e couro e sarja. 

Boyfriend

kimono com calça jeans

Calça jeans de modelagem masculina, comumente oversized. É aquela calça que parece ter sido roubada do guarda-roupa do namorado, e daí vem seu nome. Pode apresentar um visual distressed, com esfolados e rasgos propositais. É essencialmente moderna e cria looks despojados.  

Esperamos que tenham gostado de investigar novas possibilidades de looks e aprender um pouquinho mais sobre história da moda – essa parte incrível e divertida da arte que se relaciona, na realidade, com a história das pessoas que a produzem. Pensar sobre o que usamos, afinal, é pensar sobre nossas vidas, a cultura que nos cerca e quais valores consideramos mais importantes. Roupas podem ser muito mais interessantes do que se pensa!

Leia também: Tipos de shorts: saiba como encontrar o seu!

E aí, curtiu? Conte tudo nos comentários e não se esqueça de enviar suas sugestões de temas para tratarmos aqui. Adoramos receber suas contribuições. Para mais conteúdo de moda e muitas postagens com novidades da loja, siga o perfil da Oh,Boy! no Instagram. Nos vemos por lá. 

Até a próxima e divirta-se! 

Anterior

Trend Oh, Boy! – Você sabe como usar body?

Como acertar no visual usando looks de meia estação

Próximo

Deixe um comentário