Mix de Estampas: veja 8 dicas com a Oh, Boy! para colocar essa moda em prática!

Se você é uma mulher de atitude, que gosta de ousar nas combinações e unir o clássico atemporal com o estilo jovem, está no lugar certo! Quem já conhece um pouquinho da Oh, Boy! sabe o quanto amamos combinações com diversos modelos de estampas. O mix de estampas, por exemplo, é uma das chaves para produções de tirar o fôlego a partir de visuais que muitos acham contraditórios.

Mas acredite, nós sabemos muito bem como misturar padronagens que fogem do óbvio e conversem entre si. É claro que existem pessoas que acham isso muito difícil, mas nós estamos aqui para descomplicar essa moda e fazer acontecer. Por isso, hoje separamos 8 dicas sobre como combinar estampas de forma certa, para um look all over espetacular!

E aí, ficou interessada? Então bora acompanhar a leitura com a gente e ficar por dentro de todos os styling para a criação de estilos cool. Confira só:

Antes, fique por dentro de um overview sobre o mix de estampas

styling com estampas já se transformou diversas vezes ao longo da história. Esse tipo de visual assinou presença nas épocas mais marcantes da moda, desde misturas elaboradas e rebuscadas nas vestimentas nobres da Era Medieval até o período Vitoriano. No século XX a tendência apareceu com força na década de 70, quando a estética hippie não hesitava em unir padronagens étnicas, florais e listradas.

No entanto, a mistura deliberada de estampas e padronagens ganhou certa aura de polêmica, em especial durante os anos 90 e 2000. Vista como exagerada, inadequada e ultrapassada, passou a ser um “erro de moda”, super temido e evitado.

Demorou um pouco até que, de maneira geral, o próprio conceito de regra nos estilos fosse revisto. Hoje, nós utilizamos justamente do efeito transgressor da união de estampas para criar looks modernos. Afinal, na moda, regras só existem para serem quebradas, não é mesmo?

Afinal, como fazer um mix de estampas que combina?

Vamos para o que interessa: saber um pouco mais sobre como unir estampas de uma maneira harmônica, interligada e que faça sentido. Já adiantamos que esse processo acontece muito mais no campo da experiência do que da técnica. As dicas que você vai ver por aqui não precisam ser aplicadas todas ao mesmo tempo.

No final das contas, lembre-se do que já dissemos: juntar estampas diferentes é, por natureza, uma espécie de “transgressão” das regras de moda. Isso quer dizer que a liberdade e o feeling devem ser os grandes guias para sua composição.

1 – A mistura de estampas deve fazer sentido

Antes de qualquer coisa, entenda a proposta do look que você quer montar – assim fica bem mais fácil escolher as estratégias certas. Se o desejado for alcançar o estilo criativo, por exemplo, se jogue em estampas coloridas. Agora, caso você queira demonstrar um tom de elegância, o ideal é escolher peças com padronagens da mesma cor.

 

Em ambas as situações, a mistura de estampa deve ser coerente. Além do mais, é importantíssimo saber qual é a ocasião que você irá utilizar as peças escolhidas. Padronagens para daywear são diferentes daquelas utilizadas em contextos formais.

2 – Aposte em estampas monocromáticas e P&B no início

Ainda se sente insegura com as combinações coloridas? O monocromático está aí para solucionar o problema, oferecendo possibilidades quase infinitas de mistura. Neste caso é possível unir bem mais que 2 padronagens diferentes no mesmo look. É uma boa pedida para quem curte looks alegres e divertidos com vestidos estampados.

Alternativas preto e branco também são ótimas quando há a vontade de ousar no mix de estampa, mas nem tanto. O mixed-up se torna bastante interessante nestes casos, pois chamam a atenção de maneira agradáveis aos olhos. A quantidade de informação visual é reduzida, o que deixa o look ainda mais bonito.

3 – Prefira as estampas e padronagens clássicas

As padronagens clássicas são verdadeiros mimos da moda. Estampas em xadrez, listras e poá acrescentam características diversificadas em estilos singulares. E vamos te falar? Mesmo sendo tradicionais, elas ficam lindas em visuais mais alternativos.

Vale a pena investir nessa combinação, ainda mais quando o desejado é praticidade na hora de criar um look. Por serem atemporais, a facilidade em harmonizar as peças é bem maior. Pense: uma blusa de bolinha com uma saia listrada, parece fazer sentido só de falar, né?

4 – Brinque com as diferenças de tamanho entre as estampas

Essa é uma forma inteligente de juntar estampas e ainda cuidar das proporções. Estampas mais miudinhas e juntinhas dão a impressão de menor volume, enquanto as maiores e mais espaçadas expandem o visual. Tudo irá depender da estética que você deseja transmitir.

Aqui vale a pena lembrar que o seu estilo é uma parte da sua personalidade. Mulheres clássicas preferem detalhes minuciosos, enquanto as contemporâneas gostam da ideia de maximizar as peças. Em qual delas você se enquadra? Lembre-se que sua essência não precisa ser a mesma todos os dias, mudar faz parte!

5 – Tenha cautela no momento de escolher as peças

Essa é uma dica de ouro, girls. É necessário ter muito cuidado na hora de escolher cada uma das peças – estamos falando do visual completo, viu? Bolsas, sapatos e outros acessórios também fazem parte da escolha. Ou seja, optar por adereços estampados faz toda a diferença na finalização do look.

Portanto, tenha cautela. Se as peças de roupas já são estampadas, dê preferência a adornos com cores sólidas. Ou, se desejar, combine uma das vestimentas com o sapato. São jeitos distintos de mesclar padronagens que façam sentido entre si e não fique perdida no estilo escolhido.

6 – Selecione uma paleta de cores para sua combinação

Outra maneira legal de conectar estampas é mantê-las dentro da mesma paleta. Dá pra criar um mix de padronagens em cores quentes ou frias, por exemplo. O fundo das padronagens é outro ponto para se atentar, uma vez que pode oferecer um link claro e compreensível entre as peças escolhidas.

Se essa for a intenção, você poderá conceber uma combinação super harmoniosa e divertida. Roupas estampadas no famosíssimo estilo Candy Color são alternativas delicadas, perfeitas para você que gosta de tonalidades que abraçam o visual.

7 – Se jogue em mix de estampas com padrão similar

Um cropeed de bolinha junto com uma saia da mesma estampa, o que você acha? Esteticamente combina super bem e é fácil de ser criada. Se você possui uma identidade mais prática, se jogue em composições com as mesmas padronagens e não perca tempo. Caso queira dar uma diferenciada, não tenha medo em optar por padrões similares mas com designs diferentes.

Misturar listras finas com listras mais espessas é uma ideia atraente, concorda? E a otimização de tempo continua, sem que seja preciso ficar tempo demais olhando para o guarda-roupa.

8 – Analise se não há uma grande quantidade de informação visual

Por fim, nada de escolher peças que briguem uma com as outras visualmente. Por ser uma mescla ousada, é necessário pensar em informações estéticas que sejam agradável aos olhos. Se você olhar no espelho e notar que existe excesso de elementos para processar, o melhor é trocar o visual.

Sentir-se bem é o termômetro ideal para sair com o look escolhido. Se gostou do que viu quando parou em frente ao espelho, é isso que importa!

Combinação de estampas para acertar em cheio no look!

Veio em busca de misturas, prontinhas para serem reproduzidas com as peças que você possui? Olha só as sugestões Oh,Boy! de mix infalíveis:

  • Tie-dye + listras: combinação super atual que sempre dá certo, em especial se a peça listrada estiver em preto e branco. Se jogue nas sobreposições e modelagens oversized.
  • Abstractas + étnicas: naquela pegada boho chic dos anos 70, dessa vez numa versão ultramoderna. Aproveite para criar looks que se concentram em uma mesma paleta de cores.
  • Xadrez + xadrez, listras + listras, xadrez + listras: nesta seção, reunimos as duas padronagens mais clássicas da moda em suas mais variadas possibilidades. Por serem básicos por natureza, são super fáceis de juntar. Olha só as inspirações que separamos pra te animar

Agora é só experimentar as novas possibilidades, sempre observando como você se sente com cada look. Lembre-se que a moda existe para te deixar mais feliz, expressar suas ideias e colorir a vida. Não se prenda à regrinhas ultrapassadas e, se bater a vontade de usar aquela combinação que você nunca tinha visto antes, abrace-a com força!

E então, curtiu o conteúdo? Aproveite essa grande mescla de oportunidades para se jogar na tendência do Tie Dye com o conteúdo disponível sobre o assunto aqui no blog. Por hoje ficamos por aqui, mas continue nos acompanhando para ficar por dentro de todos os acontecimentos no mundo fashion!

Anterior

Trend Alert! 5 Looks com Vestido Midi Que São um Arraso!

Como Usar Vestido Midi: 8 Formas de Combinação!

Próximo

Deixe um comentário