Bom, você já deve ter ouvido falar da geração Z, não é mesmo? Nascidos entre os anos de 1995 e início dos anos 2000, essa galerinha que já representa mais de 30% da população, nasceu dominando o mundo digital e abandonando padrões vistos como “antiquados”. Esses jovens engajados e formadores de opiniões, abraçaram o mundo da tecnologia e abandonaram alguns conceitos, inclusive no jeito de se vestir.
Para expressar a sua autenticidade e exclusividade, a moda geração Z que vive na era multitarefa, trouxe para as ruas peças que priorizam o conforto, a praticidade, e é claro, a sustentabilidade. Se você quer descobrir mais sobre a tendência desses jovens, acompanhe a leitura com o blog da Oh,Boy!
Afinal, qual foi a influência da geração Z na moda?
Basta estar conectado com o TikTok para perceber que a moda geração Z trouxe marcas que vieram para ficar! Resgatando um pouquinho daquele universo da moda dos anos 2000, os jovens de hoje não abrem mão de expressar a individualidade e personalidade por meio das roupas, afinal, moda é comunicação!
Para entender melhor quais foram essas mudanças baseadas no comportamento da sociedade, no que diz respeito a forma se vestir, acompanhe a leitura e anote as roupas da geração Z que vem marcando presença ao redor do mundo!
Moda consciente
Precisamos concordar que a geração Z está bastante preocupada com a origem das roupas e sabem exatamente o que consomem, não é mesmo? Sempre pensando nos impactos ambientais, esses jovens priorizam marcas que são adeptas à moda sustentável. Completamente inseridos no universo digital, esses jovens trouxeram outras perspectivas sobre as roupas usadas, fazendo com que cada vez mais consumidores priorizem o reaproveitamento, a customização de roupas, a personificação e o atemporal.
Conforto em primeiro lugar
Aquelas roupas apertadas e desconfortáveis ficaram no passado e, hoje, o estilo comfy se tornou a preferência da moda geração Z. Eles, que são o “futuro da nação”, buscam peças maleáveis e menos justas que cumprem a função de deixar elegante dentro e fora de casa.
A moda descomplicada e confortável vem sendo prioridade e tendência do momento. Muitos fashionistas estão adaptando seus armários com aquilo que realmente é necessário e trazendo novas possibilidades priorizando o bem-estar.
Desconstrução de gênero
Apesar das roupas unissex já existirem há tempos, a desconstrução de gênero vem ganhando cada vez mais adeptos. A geração Z tem inspirado muitas pessoas a mudarem o seu visual e apostar em peças que não seguem aquele padrão “feminino” ou “masculino”, afinal, a intenção é a liberdade de se expressar por meio das vestimentas.
Autenticidade
Já pensou em usar as roupas como forma de expressão de sua personalidade? É exatamente isso que os jovens de hoje buscam, vestimentas que permitam aflorar a nossa autenticidade. Bem, quando falamos em se vestir de forma autêntica, estamos deixando de lado a insegurança, o medo e as críticas que podem surgir.
A moda geração Z trouxe um novo conceito para que cada um aproveite ao máximo a criatividade na hora de compor suas produções para o dia a dia, trazendo para cada peça a ousadia. Então, para onde quer que você vá, tenha coragem de sair da sua zona de conforto, aproveite ao máximo as peças do seu guarda-roupa e seja você!
Tendências de estilo que são influência da moda geração Z
A cada nova geração, surgem novos padrões e costumes, deixando para trás alguns estereótipos. O estilo dos Z priorizam o que é confortável, sustentável e prático, entregando produções que fazem acontecer no estilo streetwear. Confira abaixo quais as tendências que mais sobressaem nessa geração marcada pela simplicidade e praticidade.
1 – Athleisure
Essa tendência bastante falada nos últimos tempos, é basicamente a combinação do esporte/fitness com outras peças mais sofisticadas. Essa mistura que deu match tem uma única regra: fazer com que você se sinta realmente confortável com o que está usando em diferentes situações do dia a dia.
O estilo athleisure, que vem conquistando seu espaço de uma maneira bem positiva ao redor do mundo, significa poder usar peças esportivas além do ambiente de academia, sem deixar de lado o cuidado da moda nos looks. Essa combinação se tornou a queridinha das mulheres que precisam ter uma rotina cheia de programações.
2 – Oversized
Você já percebeu que o conforto é a pegada principal da moda geração Z as roupas com modelagem fora do padrão convencional deram as caras e provaram que vieram para ficar! Com um ar mais despojado, o estilo oversized confere uma mistura de peças casuais com esportivas que não marcam e não evidenciam as curvas do corpo.
Além da liberdade de movimentos, a versatilidade também é um dos motivos de quem adota esse estilo no dia a dia. Sem deixar de lado a elegância e a personalidade, diferente do que muitos pensam, o estilo oversized se adapta facilmente em qualquer ambiente, afinal, é possível encontrar peças elaboradas e fazer combinações equilibradas de tirar o fôlego.
3 – Candy colors
A moda geração Z ressuscitou a moda dos anos 2000 e trouxe as “cores doces” para o mundo da moda. A tendência que adiciona frescor e alegria permite produções modernas e originais que estão dominando os looks ao redor do mundo. As tonalidade candy color – também conhecidas como tons pastéis – são ideais para compor looks versáteis para qualquer ocasião do dia a dia.
Gostou do conteúdo? Esperamos ter te ajudado a ficar por dentro do estilo dos jovens de hoje! São tantas opções para ficar confortável e estilosa que fica difícil escolher qual aderir primeiro. A dica da Oh,Boy é analisar qual as suas peças favoritas e então partir para produções estilo Z.
Por hoje ficamos por aqui, mas continue de olho aqui no blog e confira mais dicas de moda para você se inspirar. Aprenda mais com os nossos posts e não deixe de compartilhar com as amigas, viu? Um beijo e até o próximo post!