Nomes de Estampas: Um Guia Fashion Oh, Boy!

No mundo da moda, existem diversas estampas que são exploradas de acordo com as tendências e que aparecem em qualquer estação do ano. São diversas colorações, formas e desenhos que podem agregar o visual, e muitas delas nunca saem de moda!

As estampas aparecem em vestidos, blusas, calças, casacos, acessórios e muito mais. Se você é fã de uma roupa estampada mas não sabe diferenciar entre uma e outra, fique tranquila que o blog da Oh, Boy! está aqui para esclarecer tudinho.

Afinal, são tantos nomes, que saber diferenciar não é uma missão muito fácil, né? Por isso, preparamos um guia com as estampas mais cool que você nunca mais vai se confundir. Então, vamos lá?

Guia de estampas: características e curiosidades

E aí, gostaria de testar o seu conhecimento sobre as estampas? Os tecidos estampados que foram se transformando ao longo dos anos, vem ganhando cada vez mais destaque no guarda-roupa feminino – os vestidos com padronagens são lindíssimos, né? Distinguir cada uma delas é um grande desafio para muita gente.

As estampas estão dominando o universo fashion com padronagens florais, animal print, poá, xadrez e muito mais, agregando mais valor às peças. O público mais antenado, por exemplo, marca presença na hora de transmitir o seu estilo, escolhendo muito bem os tecidos desenhados e apostando nas composições na hora de se vestir.

Vale lembrar da diferença entre estampa e padronagem. Ao contrário do que muitos pensam, existe sim uma diferenciação entre esses dois conceitos. Enquanto o primeiro diz respeito a determinado desenho sobre a vestimenta sem seguir um certo padrão, a o segundo é totalmente o oposto disso. Nas padronagens, temos uma repetição de figuras.

Se você ainda tem dúvida sobre os nomes das estampas e gostaria ficar por dentro das curiosidades, continue a leitura com a Oh, Boy!

1 – Floral

As estampas florais surgiram na índia e ganharam força ao final do século XIX a partir do movimento artístico Art Nouveau, pela ligação entre a arte e a natureza. Até hoje, ela é muito bem explorada nas peças de vestuário.

A delicadeza das flores se destaca em qualquer estação do ano e são representadas em proporções pequenas ou mais elaboradas. As cores geralmente aparecem em tons mais claros e suaves, uma mistura natural e equilibrada.

A versatilidade do floral abrange um estilo romântico, que agrada mulheres de todas as idades. Por isso, é indispensável ter no seu guarda-roupa uma peça com mistura de flores que pode adicionar estilo a qualquer produção.

2 – Listras

A estampa de listra possui uma história impressionante, hein! A notável estampa de padrão clássico que hoje está presente nas passarelas, já foi associada a qualidades negativas. Difícil de acreditar, não é mesmo? As famosas listras eram usadas apenas para identificar pessoas consideradas más influências sociais.

Porém, o conceito começou a mudar e durante os séculos XV e XVI, quando as listras começaram a estampar pijamas e roupas de banho e também trajes que marcavam os serviços escravos para distingui-los de outras classes.

A grande evolução das listras aconteceu no início do século XIX com a era romântica. Entretanto, a reviravolta da padronagem ocorreu mesmo no início do século XX devido a grandes referências como: Pablo Picasso, Coco Chanel e Gerald Murphy – os responsáveis por inserir as clássicas listras no universo da moda.

Atualmente, as listras aparecem de diversas formas, inclusive vestem homens, mulheres e crianças com diversos artigos. Não existe distinção alguma, graças à difusão em meio ao style fashion. Por isso, as peças listradas são consideradas um grande ícone e cabem perfeitamente em visuais formais e casuais.

3 – Poá

Quem aí não conhece as famosas “bolinhas”? A padronagem clássica do poá possui grande origem histórica. Na década de 50, a moda retrô foi marcada pela presença de tecidos com estampas de poá em diversas peças e acessórios.

Esse estilo se popularizou tanto que até hoje marca presença no universo fashion. Atualmente, a moda das bolinhas se diversificou um pouco mais e não se limita apenas ao preto e branco.

A estampa clássica e atemporal, que não sai do guarda-roupa dos fashionistas, ganhou padronagens de diferentes cores e formatos, inclusive, na moda masculina. O poá é uma estampa que agrada todos os estilos e não deixa de aparecer em looks modernos e super comfy.

4 – Animal Print

As estampas de animais é uma das padronagens mais amadas que se popularizou em 1947 pelo estilista Christian Dior na apresentação da sua coleção primavera/verão. As estampas com padronagem de animais foi considerado um verdadeiro marco, já que o print aparecia somente em pele verdadeira.

Atualmente, a estamparia animal print é a mais popular e aparece em padronagens de oncinha, zebra, cobra e Leopoldo, indispensável no guarda-roupa feminino. O print de animal é considerado o clássico da estamparia, além de atemporal, faz a diferença em qualquer visual, girl!

É uma alternativa que pode aparecer em forma de detalhes ou somente em uma peça, rendendo desde visuais despojados quanto equilibrados e bem elaborados. Para um look mais discreto, vale a pena investir nos acessórios como bolsas, sapatos com pegada animal.

E então, gostou do conteúdo? Agora que você já sabe um pouquinho das principais estampas, é hora de se jogar na tendência e aproveitar a oportunidade. Que tal misturar as padronagens e criar um mix de estampas? Se você quer aprender mais como combinar padronagens de forma correta, acesse o conteúdo aqui no blog!

Por hoje é só! Continue nos acompanhando e compartilhe o post com todas as suas amigas nas redes sociais, Elas vão adorar ficar por dentro de todos os detalhes fashionistas!

Até o próximo post!

Anterior

Looks Básicos Estilosos: 6 Dicas Para Adaptar e Ousar!

Looks Inverno Coloridos: arrase com 4 dicas da Oh, Boy!

Próximo

Deixe um comentário

Sair da versão mobile