Como o tempo passou, não? Muitas peças dos anos 90 têm feito um comeback arrasador, e parece que foi ontem que víamos todas as meninas de xuxinha, cada uma com a sua estilizada. Era um acessório tão famoso que deu até o codinome de uma das figuras mais icônicas dos da época: a Xuxa, que sempre estava de cabelo partido com… xuxinhas! Bons tempos, né?
E hoje, mais do que nostálgica, você pode ter o cabelo dos anos 90 de forma retrô com os scrunchies, como usar para misturar o melhor de cada mundo é o que você vai aprender no post de hoje!
Scrunchies: o cabelo anos 90 no presente
Não, não basta partir o cabelo ao meio e colocar uma xuxinha em cada metade como uma paquita. Estamos em tempos diferentes, onde existem muitos looks recriados, e certamente você gostaria de agregar a eles com os scrunchies.
Podemos dizer que o scrunchie é uma peça vintage por excelência, quer dizer, é o mesmo item do passado, não uma releitura, como é o caso do retrô. Então o interessante é que seja reinventada dentro das peças e looks que são tendência hoje.
E pensando melhor agora: como os scrunchies são confortáveis e fofos, não é? Acho que só tínhamos abandonado eles porque a moda precisa sempre se reinventar e criar novas trends.
Mas felizmente as fashionistas têm dado a vez para eles novamente; são altamente customizáveis, você pode usar diferentes tecidos – desde o veludo, que imperou na época aos paetês e aplicações de pérolas a outros tecidos com padrões.
E além de ser fácil utilizar estampas temáticas, que combinem com a estação ou o look, eles também são tão confortáveis para o cabelo, não agarram o rabo de cavalo, não ficam quebrando os fios e ficam lindos até quando guardamos no pulso com o cabelo solto.
Sem mais delongas, queremos compartilhar alguns jeitos mais legais e cool de como usar scrunchies hoje em dia:
Coques
Os scrunchies agregam muito ao coque, isso porque têm o elástico volumoso, com algum tecido, tema o cor que podem ser facilmente combinados com seu look.
Coques soltos
Ao fazer um coque mais despojado, mais soltinho e volumoso, você pode apenas envolver a base do coque com o acessório para realçar e decorá-lo. Aproveite para combinar com o tom de seu cabelo ou da peça principal do look.
Como o coque solto, por si só, já tem uma visual bem despojado e casual, apostar num look mais messy deixa tudo ainda mais divertido e marcado, abrindo uma janela para diversas peças, tanto casuais quanto vintage.
Coque no topo
Como dissemos, o scrunchie é ótimo para não machucar seu cabelo, especialmente quando tiver que fazer algo que pede mais sustentação, uma amarração mais forte.Se seu cabelo é mais fino, esse amarrador pode ajudar a dar um volume extra no desenho do coque no topo da cabeça.
Você pode soltar um pouco a parte da nuca e das costeletas para aliviar um pouco o semblante, caso a ideia não seja um cabelo tão social nem esportivo.
Partido ao meio
O coque partido ao meio tem uma carga bastante séria, mas deixando algumas mechas soltas, o scrunchie é o acessório ideal para criar o conceito despojado que é pode ser feito sobre esse penteado.
Rabo de cavalo
Mais prático e livre, apesar de parecer não ter muito segredo, você pode usar o volume e tipo do seu cabelo de formas criativas para brincar com penteados com scrunchies, como usar fica de acordo com seu humor do dia:
Cabelos cacheados
Se seu cabelo encaracolado tiver um bom peso, que tal fazer um rabo de cavalo no topo bem folgado e deixar que o cabelo se reparta para os lados?
Com cacheados longos, uma ideia legal é fazer um rabo de cavalo bem suave para baixo, deixando o cabelo com mobilidade enquanto fica organizado, aproveite para soltar as madeixas na frente e agregar vários efeitos no mesmo penteado.
Cabelo crespo
Nem sempre o cabelo fica com um volume deslumbrante facilmente. Sendo que uma das principais técnicas para preparar volume é o banding, em que você amarra xuxinhas nas mechas para ganhar volume ao soltá-las.
O processo pode ser meio radical para se usar muito, mas e se você apostar nos scrunchies e preparar mechas maiores? Você pode fazer o coque no topo enquanto trança a parte sobre a nuca, ou pode fazer um trança completa e selar o penteado com um scrunchie bem estiloso de lacinho.
Cabelo liso
Se sentir que seu cabelo é muito “escorrido”, você pode fazer um rabo de cavalo bem alto e central para dar um destaque à curvatura que o cabelo faz, ou pode investir na discrição, caso seu cabelo seja mais fino, usando um scrunchie menor e com o tom de seu cabelo.
Se seu cabelo for mais curto e com menos volume, você pode fazer um rabo de cavalo para o lado. Desde que o combine com algo mais despojado ou até mais vintage para combina com os cabelos dos anos 90. Certamente você irá causar surpresa e nostalgia!
Scrunchies: outras dicas
Aproveite a trending dos scrunchies para combinar os tecidos e estampas com outras peças que combinem, e existem muitas: das camisas a brincos grandes e bolsas, você pode formar um look bem despojado e temático. Lembra como muita gente adorava colecionar xuxinhas diferenciadas? Aposto que você vai acabar se apaixonando e querendo colecionar também!
Gostou desse revival? Temos certeza que você está cheia de looks para descobrir com este acessório tão fofo!
E se quiser mais dicas muito especiais e originais, é claro que você pode continuar navegando aqui no blog da OhBoy!, fazemos tudo com muito carinho para todas vocês <3
Em nossa página você encontra todas as peças para montar os looks que indicamos por aqui, aproveita!