Trend Alert! Color Block e a Composição de Cores Sólidas!

Looks coloridos com tons vibrantes são combinações que geralmente nos deixam com receio de usá-las. Afinal, a harmonia entre as diferentes tonalidades não é algo simples de conseguir quando não se conhece os truques de styling que o estilo color block ensina!

O guia que preparamos hoje é ideal para você que está na busca por tornar seus looks mais alegres e divertidos com o uso das cores – porém, sem perder a elegância ou tornar a produção muito infantil!

Com os truques que ensinaremos a seguir, você irá se encantar com a originalidade da tendência dos blocos de cores, temos certeza! Continue a leitura e aprenda com o conteúdo imperdível do blog da Oh, Boy!

O que é Color Block?

Color block é o estilo de combinar blocos de cores a partir de peças sem estampa. O que isso significa na prática? Você escolhe um look onde as cores são o grande destaque do visual! Tecidos lisos ou texturizados estão incluídos no color block, assim como cores vibrantes e intensas – bem a cara do verão, não acha?

Graças a moda dos anos 80, o color blocking continua conquistando seu espaço no universo da moda feminina até os dias atuais. Afinal, uma produção colorida pode transmitir muita ousadia e vivacidade com toques de elegância que vão bem em qualquer ocasião, seja no trabalho, na faculdade ou em uma festa.

Para quem não tem costume de apostar em um look colorido, fique tranquila! É normal se sentir perdida com as infinitas possibilidades de blocos de cores que harmonizam entre si. Mas, com as dicas que iremos te apresentar no próximo tópico, você saberá tirar de letra essa missão!

Como combinar o Color Block?

Uma das vantagens de se jogar no color block é o incentivo que esse estilo nos dá para arriscar na mistura de cores! A zona de conforto não é uma opção por aqui, ainda mais quando tratamos das combinações cítricas, como verde, roxo, amarelo e laranja em tons mais chamativos. Contudo, não é uma regra fixa usar sempre cores fortes a fim de trazer o color block para seu guarda-roupa.

Se você prefere looks mais suaves, vale a pena conhecer as candy colors para montar seu padrão de blocos de cores, afinal, elas são a mais nova tendência que utiliza cores pastéis para ter uma produção sofisticada e feminina!

Simplificando as cartelas de cores que você pode experimentar no início da sua aventura pelo color blocking, é possível se basear nos seguintes direcionamentos:

1) Comece escolhendo peças de cor única

Para criar confiança, faça isso primeiro com os looks que você pretende usar apenas em casa. Conforme você for se acostumando com a sua imagem colorida, você pode ir testando combinações com peças da mesma cor, porém variando no tom. Por exemplo, uma blusa azul bebê com shorts azul marinho e chinelos azul piscina.

2) Evite peças com estampas de qualquer tipo

Se a intenção é valorizar as cores do look, lembre-se que estampas não são boas escolhas neste momento. Por isso, peças xadrez, listradas, com desenhos florais ou com outros tipos de padronagens vão te desviar da proposta original: criar blocos de cores sólidas na produção!

3) Acessórios fazem parte do color block

Ao usar bolsa baguete, cordões, pulseiras, brincos, echarpes e calçados, opte por aqueles que usam apenas uma cor em seu material! A harmonização que um acessório roxo traz mais um look completamente amarelo, por exemplo, é o efeito sagaz que o color block proporciona para tornar o seu visual mais interessante e moderno!

4) Acrescente uma terceira peça para equilibrar a produção

Aqui você tem a alternativa de reforçar uma das cores já usadas no visual – como um blazer vermelho junto a uma calça de alfaiataria também vermelha e blusa rosa bebê – ou inovar! Você pode trazer uma terceira cor para o look com jaquetas, quimonos e coletes, por exemplo. De maneira inteligente, você eleva a criatividade do look assim como as grandes ícones do mundo da moda!

5) Use o círculo cromático a seu favor

Se pudéssemos eleger a dica de ouro, com toda certeza seria essa! Quando usamos o círculo cromático como base para combinar as cores, fica bem mais fácil acertar na mistura dos blocos de cores sem precisar de muito esforço na frente do espelho! As três combinações mais comuns utilizam cores análogas, opostas ou tríades. Entenda a seguir:

Cores Análogas

Também chamadas de cores adjacentes por serem vizinhas no círculo cromático, as cores análogas são perfeitas para montar um look equilibrado e mais discreto dentre as opções do color block.

Nossa referência de cores análogas contempla tanto peças em tons quentes, como vermelho, laranja e amarelo, como aquelas de tons frios – verde, azul e violeta. Para quem busca ter um estilo casual, esses exemplos de combinações conquistam o coração facilmente! Até porque representam muito bem a elegância e uma versão mais despojada.

Cores Opostas

Atenção, mulheres que amam looks criativos e ousados: as cores opostas entregam exatamente o que vocês procuram! Para encontrá-las no círculo cromático, basta escolher uma cor e ver qual é a que está exatamente no lado oposto no círculo. Elas se complementam muito bem no visual de um jeito mais chamativo e contrastante!

Cores Tríades

Lembra da dica sobre usar uma terceira peça no look color block? A melhor maneira de combinar é usar as cores que estão dispostas no círculo cromático com distância igual entre elas. Por exemplo, azul-vermelho-amarelo ou verde-violeta-laranja são trios de cores que deixam a produção mais colorida e inovadora sem quebrar com a harmonia do look!

 

Como usar looks monocromáticos?

Nem sempre acordamos na disposição de usar looks com tons vibrantes ou super coloridos, não é mesmo? Por isso, entender o que é um look monocromático fará toda a diferença no seu estilo! Basicamente, uma produção monocromática trabalha apenas uma cor no look todo – das roupas até os acessórios!

As tonalidades mais clássicas de looks monocromáticos utilizam peças pretas, brancas ou nude. Contudo, não significa que o seu visual ficará sem graça! Pelo contrário, esses tipos de combinações são sinônimo de sofisticação no mundo fashion. O mesmo vale para o uso das demais cores. Venha conferir as diversas possibilidades de look monocromático:

Verde para as criativas

As variações de verde proporcionam looks mega versáteis! Os tons mais claros são ótimos para transmitir uma aparência fresh, enquanto os tons escuros valorizam o seu lado fashionista. Para combinar as diferentes tonalidades, crie o contraste entre elas usando a sobreposição de sombras, como um vestido e um blazer.

Rosa para um look leve

Romantismo e leveza são as melhores palavras para definir um look monocromático rosa. O visual fica ainda mais incrível quando os acessórios e calçados acompanham a tonalidade rosa das peças de roupas escolhidas. Você pode até mesmo aproveitar para combinar duas trends: mangas bufantes e sandálias de amarração no mesmo look rosa!

Vermelho para as fashionistas

O look monocromático vermelho fica ainda mais soberano quando é montado a partir de peças com cortes que estão em alta, como o cropped, o decote reto e detalhes em babados. Ao montar um conjunto em vermelho, você pode ter certeza de uma coisa: ninguém esquecerá do look incrível que estará usando!

Roxo para inovar com estilo

O poder de atrair olhares que um look monocromático roxo tem é fora do comum! Por ser uma cor mais ousada, o roxo ainda abre opções de produções com tons mais claros e fofos como o lilás. A paleta de cores ainda se manterá no monocromático, porém com tons que ajudam a deixar o look menos formal!

 

E aí, gostou das dicas de como colocar em prática os looks coloridos que estão em alta? Seja uma combinação monocromática ou de color block, a sua produção será o melhor jeito de mostrar ao mundo a personalidade única que você tem!

Se jogue sem medo na trends com a ajuda do blog da Oh, Boy! Por aqui, você encontrará diversas dicas perfeitas para quem gosta de moda confortável e estilosa. Aproveite e confira o post sobre mangas bufantes e entenda como ela se tornou tendência nas últimas temporadas.

Até lá!

Anterior

Estilo Criativo: Ideias Para Looks de Tirar o Folego!

Looks Coloridos: 8 Looks de Tons Cítricos com a Oh, Boy!

Próximo

Deixe um comentário

Sair da versão mobile